Vila Prudente ganha mais uma faixa exclusiva de ônibus

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantaram, no dia 04 de novembro, 2,3 km de faixa exclusiva para o transporte público na Vila Prudente. Os coletivos agora têm prioridade à direita no sentido Centro da avenida Vila Ema e da rua do Orfanato, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h e, aos sábados, das 6h às 14h, nos seguintes trechos de vias:
· Na av. Vila Ema, por 1,3 km de extensão, entre as ruas Elídia Maria de Jesus e do Orfanato;
· Na rua do Orfanato, ao logo de 1 km de extensão, entre a rua do Oratório e a praça Padre Damião.

Vale lembrar que a região da Vila Prudente já possui faixas exclusivas criadas em diversas vias, como na av. Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na rua/Viaduto Capitão Pacheco e Chaves e na rua Ibitirama.

População beneficiada
Pela av. Vila Ema, no trecho desta implantação, circulam no sentido Centro seis linhas de ônibus municipais, transportando 77.031 passageiros por dia útil, com frequência média de 56 ônibus/hora no pico manhã. Em relação à Rua do Orfanato, passam 13 linhas levando 138.244 passageiros por dia útil, com frequência média de 94 ônibus/hora no pico manhã.

Fiscalização
A ativação deste trecho terá um período de adaptação quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir do dia 18 de novembro a fiscalização será intensificada. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *