Vila Carrão recebe o12º Okinawa Festival

O Centro Educacional e Esportivo Vicente Ítalo Feola, mais conhecido como Clube da Vila Manchester, será palco de mais uma tradicional festa da colônia japonesa de São Paulo que acontece nos dias 6 e 7 de setembro, das 11h às 21h.

O 12º Okinawa Festival, organizado pela Associação Okinawa de Vila Carrão, distrito que concentra a maior colônia japonesa, oriunda de Okinawa, fora do Japão, reúne centenas de voluntários de origem nipônica que participam da festa, que faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município.

No centro do campo, uma enorme tenda torna-se o local principal das apresentações de música, dança, artes marciais, shows artísticos, culminando com as coreografias de tocadores de tambor, taikô, em cores e ritmos alucinantes de magia do folclore de Okinawa. Em torno das apresentações, centenas de barracas expõem objetos e curiosidades da cultura e farta variedade de alimentos, misturando a culinária típica japonesa com comidas para todos os gostos dos visitantes do festival.

Além de não ter finalidade lucrativa, a entrada é gratuita, o evento incentiva a prática da solidariedade, já que é solicitada ao público a colaboração (voluntária) de um quilo de alimento não perecível, destinado a entidades assistenciais. Na edição de 2013 foram arrecadadas 10 toneladas de alimentos.

Atrações
Dentre tantas atividades, haverá karatê (arte marcial originária de Okinawa), kung fu, kobudô, jiu jitsu, bunomai (dança marcial), aikidô e ginástica rítmica. Caracterizados no estilo Eisá Taikô: vestidos com indumentária tradicional dos Festivais de Okinawa, os artistas apresentarão coreografias tocando o taikô (instrumento de percussão), que têm como característica marcante os traços praticados há centenas de anos, mas modernizados pela influência da dança contemporânea de diversas regiões do Japão e de outros países.

Os dois maiores grupos de taikô do Brasil, o Ryukyu Koku Matsuri Daikô e o Requios Geinou Doukoukai Eisá Taikô (os famosos tambores de Okinawa) se apresentarão com mais de 600 jovens e crianças trajados com uniformes típicos em ritmo contagiante e coreografias preparadas para dar um colorido especial ao evento. Performances no estilo Okinawa Buyou, uma dança tradicional de Okinawa praticada há séculos pelos diversos grupos sociais da ilha, desde os vilarejos de pescadores até os palácios da era Ryukyu, muito antes da integração ao Japão. As vestimentas utilizadas vão dos trajes simples de pescadores aos luxuosos e coloridos vestidos de gala.

SERVIÇO:
12º Okinawa Festival
Dias 6 e 7 de setembro, sáb., das 11h às 21h e dom., das 11h às 20h.
CEE Vicente Ítalo Feola (Clube Vila Manchester)
Praça Haroldo Daltro, s/nº
Entrada opcional: 1 kg de alimento não perecível a ser doado a entidades assistenciais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *