Unicid lança estudo inédito no Brasil sobre quedas de idosos

O Prevquedas (Programa de Prevenção de Quedas) da Unicid (Universidade Cidade de São Paulo) lança um estudo inédito no Brasil. A pesquisa apresenta um cenário atual e alternativas para reduzir o número de quedas e a quantidade de pessoas idosas que sofrem acidentes.

Os motivos da ocorrência de quedas são diversos. Pode ser causada pelo desequilíbrio do corpo em decorrência da idade, uso de alguns medicamentos, ou ainda por falta de atividade física.

Segundo dados do estudo, 30% a 40% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano. 90% dos casos de fratura de quadril são decorrentes de quedas, que representam hoje a quinta causa de morte entre os idosos.

Pensando nisso, a universidades está com inscrições abertas para o PREVQUEDAS, no qual os pacientes receberão orientações e cuidados preventivos.

Para isso, os idosos devem se inscrever pelo e-mail: brasilprevquedas@gmail.com, ou telefone 2178-1565.

Todos os participantes serão reavaliados depois de três, seis e 12 meses para saber se a intervenção realizada conseguiu reduzir o número de quedas e a proporção de idosos que caem.

“Os resultados deste estudo poderão ajudar a nortear a criação de uma rede de atenção para a prevenção e o tratamento de quedas em pessoas idosas em São Paulo”, afirma Mônica Rodrigues Perracini, uma das responsáveis pelo estudo e professora do Mestrado em Fisioterapia da UNICID.

“Todo mês uma de nossas assistentes entrará em contato por telefone para conversar com o idoso sobre sua saúde e saber se sofreu alguma queda”, acrescenta.

SERVIÇO:
Programa de Prevenção de Quedas UNICID (PREVQUEDAS)
www.unicid.edu.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *