Um paraíso chamado Peruíbe

Por HUMBERTO ALIPERTI*

O nome Peruíbe na língua Tupi-Guarani significa Rio do Tubarão, sendo que a cidade também é conhecida como Portal da Jureia e rodeada pela Estação Ecológica Jureia-Itatins. Conforme estudos arqueológicos, sua história está relacionada à colonização dos jesuítas e indígenas Abarebebê. Com a expulsão dos jesuítas, a área foi povoada por pescadores e controlada por Itanhaém. Sua emancipação aconteceu no ano de 1959 e, em 1974, foi fundada a Estância Balneária devido a sua biodiversidade natural.

Para quem busca sossego, lazer e passeios ecológicos, Peruíbe e Jureia-Itatins proporcionam uma exuberância de natureza regada de praias preservadas e límpidas cachoeiras. Localizada a 140km de São Paulo, 210km de Sorocaba e 240Km de Campinas, sem dúvida esta é uma boa dica de lazer e tranquilidade.

Em questão de hospedagem e gastronomia há uma infinidade de opções; lembrando que sua orla é um cartão postal com quiosques e lindos coqueiros, ideal para aproveitar a paisagem desfrutando pratos típicos caiçaras.

Destaca-se também na região o maior ninho de tubarões do litoral sul, motivo que justifica a grande quantidade de espécies de peixes comercializados e transformados em belos banquetes à beira-mar.

Também localizado na região de Peruíbe, o Parque Estadual da Serra do Mar é formado por uma cadeia de montanhas que em seu entorno é possível realizar atividades como trilhas repletas de cachoeiras, arvorismo, tirolesa, mountain bike etc..

Passeios que você não pode perder:
- Aldeia Indígena do Piaçaguera;
- Passeio de Barco e Canoagem;
- Museu Arqueológico;
- Cachoeira do Rio do Ouro;
- Corredeiras do Perequê;
- Cachoeira do Paraíso;
- Praia Caramborê;
- Aquário de Peruíbe;
- Camping;
- Costão.

O projeto Moto Tour Viagem tem como objetivo atingir o maior número de leitores que gostam de viajar, conhecer novos lugares, passear e apreciar a boa gastronomia.

* Humberto Aliperti é colunista e mantenedor do site Moto Tour Viagem.com; organizador do Movimento Paz no Trânsito e Macarronada do Motociclista; presidente do Moto Clube Esquadrão Selvagem; membro da Ass. Comercial Distrital Mooca e do Rotary Clube Mooca.

Visite: www.mototourviagem.com

___________________________________________________________________________________________

Salmão à Turístico

Rendimento: porção para 2 pessoas

Ingredientes:
- 400g de salmão fresco
- 300g de camarão branco
- 100g de vagem
- 100g de cenoura
- 100g de batata
- 100g de palmito pupunha
- 100g de champignon
- 30g de alcaparras
- 30g de azeitonas

Modo de preparo:
Grelhe o salmão temperado com sal, alho e limão. Refogue o camarão com azeite e manteiga. Cozinhe os legumes e, após puxar na manteiga, monte ao lado do salmão. Acrescente o palmito, champignon, alcaparras e camarão em cima do salmão. Decore com alface. Sirva o prato com arroz branco.

SERVIÇO:
Restaurante Turístico – Av. Padre Anchieta, 5.577 – Parque Turístico – Peruíbe – Tel.: (13) 3458-5132

Apoio:
- Na trilha da Jureia – Trilhas, Cachoeiras, Arvorismo e Tirolesa – Tel.: (13) 9773-5686
- Camping MM – Praia Caramborê – Tel.: (13) 7806-5686
- MotoVisor – www.motovisor.com.br
- X-Brazil Acessórios – www.xbrazil.com.br

One Response to Um paraíso chamado Peruíbe

  1. Para quem gosta de viajar esta dica é muito boa, conforme pesquisas realizadas a matéria tem o intuito em atingir as pessoas que não conhece os lugares visitado.

    Estamos atento em estar cada vez mais agradando nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face