Totti larga dos boxes, vence e conquista título

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck já tem seu título definido. A conquista do paranaense Leandro Totti, no dia 11 de novembro, coroou uma das provas mais acirradas da história da categoria. Largando dos boxes, depois de todos os adversários, o piloto da ABF Racing Team venceu o GP Crystal, nona e penúltima etapa, no Autódromo Internacional de Curitiba. Foi sua quinta vitória na temporada, a nona na carreira iniciada em 2003.

Totti deixa Curitiba com 45 pontos de vantagem sobre Felipe Giaffone, com 32 sendo possíveis na última etapa, marcada para dia 9 de dezembro em Brasília. O paulista da RM Competições, que levou seu MAN-Volkswagen ao terceiro lugar, assegurou também o vice-campeonato, já que abriu 34 pontos sobre o pernambucano Beto Monteiro, terceiro na pontuação, que não pontuou em Curitiba por conta de um acidente na primeira volta da corrida.

O paulista Roberval Andrade, da Ticket Car Corinthians Motorsport, liderou o maior número de voltas da corrida e terminou em segundo lugar. A MAN-Volkswagen levou dois de seus pilotos ao pódio – além de Giaffone, a marca pontuou com André Marques, em quarto. Valmir “Hisgué” Benavides, da Scuderia Iveco, completou o grupo dos cinco primeiros colocados na corrida, marcada por três intervenções do Pace Truck, uma delas programada.

Nós começamos mal no campeonato, com algumas quebras, a equipe fez um trabalho fantástico e recuperou o atraso da melhor forma. Esse primeiro lugar, na corrida e do campeonato, é da equipe toda”, fez questão de atribuir o piloto da ABF Racing Team, que venceu cinco das nove corridas já disputadas em 2012 pilotando o Mercedes-Benz número 73. “A equipe é bem unida, eles conseguem me dar muita tranquilidade nos momentos difíceis”, falou.

A confiabilidade do equipamento foi a chave para o título, segundo o piloto da cidade de Londrina. “Em todas as corridas eles falavam que eu podia acelerar, que o caminhão resistiria bem, que iria aguentar. Foi isso mesmo que aconteceu. Estou feliz da vida, sobretudo porque muita gente faz parte desse título. É gente que me apoiou quando eu comecei minha carreira, e gente que continua me apoiando até hoje. Isso emociona”, admitiu.

Já para o companheiro de equipe de Totti, Luiz Lopes, patrocinado pela Revista Em Dia e L&L Veículos, a etapa lhe garantiu a sétima colocação. “Estava muito bem durante os treinos classificatórios, mas depois de uma chuva o retorno à pista não foi muito bom. Perdi muitas posições e acabei largando na 19ª posição. Já na corrida fui penalizado por excesso de velocidade e acabei ficando no 20º lugar, mas, mesmo assim, o decorrer da corrida me garantiu ótimos resultados. Estava perto de conquistar a 5ª posição, acabei batendo com Renato e terminei a etapa em sétimo”. Luiz relevou ainda que faz um balanço positivo do domingo. “Foi uma corrida muito boa mesmo e os comentários do Téo José também me deixaram bem satisfeito. Felizmente depois de um primeiro semestre de muitas quebras a equipe está se saindo muito bem”, finalizou o piloto.

A última etapa de 2012 acontece no dia 9 de dezembro em Brasília e o jornal O Retrato trará uma cobertura sobre o evento. Confira!

Classificação final do GP Crystal, em Pinhais
1º- Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team
2º- Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport
3º- Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições
4º- André Marques (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições
5º- Valmir Benavides (SP/Iveco), Scuderia Iveco
6º- Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições
7º- Luiz Lopes (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team
8º- Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz
9º- Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão
10º- João Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing
11º- Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo
12º- Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições
13º- Danilo Dirani (SP/Ford), 72 Sports
14º- João Ometto Neto (SP/Iveco), Marinelli Competições
15º- Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco
16º- Alberto Cattucci (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport
17º- Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições

Fonte:
Fórmula Truck

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *