Shoppings da região participam da Campanha Nacional contra a Influenza em 2014

No dia 26, sábado, das 10h às 17h, os shoppings Penha e Central Plaza cedem seu espaço à Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2014, realizada pelo Ministério da Saúde.

O Shopping Penha receberá profissionais da rede Hora Certa Penha em um espaço fechado no 1º piso do Shopping, em frente ao elevador B. Já o Central Plaza, em parceria com a UBS Vila Prudente, contará com um Posto na Central de Cursos do Shopping (Piso Térreo).

A vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, será oferecida para idosos, gestantes e, a partir deste ano, para crianças de seis meses a menores de cinco anos e pessoas com doenças crônicas. A vacina é segura e não há risco de a pessoa imunizada contrair a doença.

Campanha
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2014 ocorre em todo o País, de 22 de abril a 9 de maio, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde. A meta é imunizar, até o fim do ano, quase 50 milhões de pessoas, 27% a mais que em 2013. Este ano a campanha adota o slogan Vacinação contra a gripe: você não pode faltar. A relação completa dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou pelo site http://www9.prefeitura.sp.gov.br/forms/estabelecimentos_saude/index.php.

A vacina
Além de proteger contra a gripe, a dose reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito. Por isso, a Campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus Influenza. Adultos, inclusive gestantes, devem tomar uma dose. Ao receberem a vacina pela primeira vez, crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem receber duas doses com intervalo de 30 dias entre elas.

O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias. Medidas simples como: lavagem frequente das mãos, uso de lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção da gripe.

É importante que as pessoas saibam que a vacina não causa gripe. Ela nunca provocará este tipo de reação porque na sua composição existem apenas partículas de vírus mortos. Uma pequena parcela de vacinados pode apresentar dor discreta no local da aplicação, febre baixa, dores musculares e mal-estar em até dois dias após a aplicação, o que não a contraindica.

SERVIÇO:
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2014
Dia 26, sábado, das 10h às 17h
Shopping Penha
Rua Dr. João Ribeiro, 304
1º piso, em frente ao elevador B
Penha
Tel.: 4003-7210
www.shoppingpenha.com.br

Central Plaza Shopping
Av. Dr. Francisco de Mesquita, 1000
Central de Cursos (Piso Térreo)
Vila Prudente – Tel.: 2066-4422
www.centralplazashopping.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face