Sérgio Cabral mostra preocupação com a segurança do abastecimento do Rio de Janeiro

Durante a manhã do dia 20 de março, o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) falou em uma rede social sobre a proposta apresentada pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) para realizar a transposição de até 5 mil litros por segundo da bacia do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de 11 milhões de pessoas só no Rio de Janeiro, para o Sistema Cantareira. “Jamais permitirei que se retire água que abastece o povo do Estado do Rio de Janeiro. O governador Alckmin, com quem tenho excelente relação, me ligou para expor essa ideia. Disse a ele que formalizasse a proposta e que eu enviaria aos órgãos técnicos. Mas já adianto: nada que prejudique o abastecimento das residências e das empresas do Estado do RJ será autorizado“.

Segundo informações publicadas no site da Folha de São Paulo, na mesma data, o secretário de abastecimento do Rio de Janeiro, Felipe Peixoto, afirmou que o Estado corre o risco de ser “gigantemente prejudicado”. Ainda de acordo com Felipe, a proposta de Alckmin poderá gerar um risco de abastecimento à região metropolitana do Estado do Rio, além de ser uma ameaça a acidentes com pescadores do interior. Hoje a segurança hídrica do Estado é praticamente dependente apenas da bacia do Rio Paraíba do Sul.

Fonte:
Estadão e Folha de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face