Salone del Mobile de Milão 2015: excelência em design de interiores, iluminação e espaços corporativos

A 54ª edição da Feira Internacional de Móvel, mais conhecida como Salone del Mobile, abriu as portas no dia 14 de abril e que acontecerá até o dia 19, no espaço expositivo Rho-Fiera em Milão. Qualidade e inovação, bem como importantes eventos colaterais são os ingredientes que ajudam a tornar o Salone um evento que não se deve perder. Convidada pela revista Em Casa e pelo jornal O Retrato, a PW Design Arquitetura e Interiores, representada pela profissional Patrícia Viégas Zoia, compareceu ao evento e trouxe com exclusividade as novidades que estão rolando na feira.

Com mais de 2 mil expositores distribuídos em mais de 200 mil m² e milhares de produtos apresentados ao mercado em anteprima, o Salone del Mobile se confirma a cada ano como a feira de referência do setor a nível internacional, capaz de atrair milhares de visitantes de todo o mundo, entre profissionais do setor e público em geral.

Salone del Mobile
Para apresentar a Feira Internacional de Móvel, pode-se dividir o evento em cinco grandes setores: o Salone Internazionale del Mobile com os pavilhões divididos em três estilos: Clássico, Moderno e Design; o Salone del Complemento d’Arredo e o Salone Satellite; a Euroluce, em quatro pavilhões; e o Workplace 3.0 | SaloneUfficio, dedicado ao ambiente de trabalho em mais dois pavilhões.

A Euroluce, evento dedicado ao mundo da iluminação, e que acontece a cada dois anos, traz as novidades em termos de equipamentos de iluminação para interiores, exteriores, setor industrial, para shows e eventos; setor hospitalar, para fins especiais; sistemas de iluminação e softwares. Em ocasião do Ano Internacional da Luz, proclamada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), há a instalação FAVILLA. Ogni luce una voce, que procurará contar a essência da luz, idealizada pelo arquiteto Attilio Stocchi para a cidade de Milão.

Já o Workplace 3.0 é uma exposição com um conceito inovador, dedicado ao design e à tecnologia, para a concepção do espaço de trabalho como um todo. O espaço reúne as melhores propostas no mundo dos mobiliários para ambientes corporativos, divisórias internas, acabamentos, acessórios de decoração e tecnologia audiovisual e acústica.

Dedicada ao ambiente de trabalho La Passeggiata, assinada pelo arquiteto italiano de renome internacional Michele De Lucchi, é uma grande instalação hospedada no interior dos pavilhões de Workplace 3.0. Concebida com o intuito de criar uma área para apresentar propostas e ideias de projeto pensando em viver o espaço de trabalho nos mais variados significados atuais. Novas atividades e maneiras de trabalhar geram novos espaços de trabalho e novas exigências projetuais para “habitá-los”, com um escritório que se torna cada vez mais o lugar das relações, dos encontros e do viver juntos.

Um segundo evento, IN ITALY, com projeto de Four in the Morning curado pelo arquiteto Dario Curatolo, tem como protagonistas 64 empresas italianas e um grupo selecionado de designers e arquitetos que discutem o tema dos produtos, do design e da projetação. As empresas envolvidas se apresentam através de uma ferramenta altamente inovadora, um filme, com o qual o curador vai levar o espectador à exploração virtual do know-how, da singularidade italiana e do processo produtivo escondido por trás de cada objeto. O filme vai se tornar uma instalação que por sua vez se tornará um App para explorar cinco soluções – em Lecce, Milão, Roma, Veneza e em Val d’Orcia – para cinco estilos de interiores.

Nos mesmos pavilhões de Workplace 3.0 e com entrada franca ao público, retorna ainda este ano o Salone Satellite. Chegando à sua 18ª edição, este ano o evento é dedicado ao tema O Pianeta Vita inerente ao tema da EXPO Alimentar o Planeta, Energia para a Vida, evento que inicia no dia 1° de maio, também em Milão. Salone Satellite é um local de encontro de designers selecionados em todo o mundo e é dedicado àqueles com menos de 35 anos que não só apresentam seus projetos, mas também têm a chance de serem selecionados para a 6ª edição do concurso Salone Satellite Award, que premia os três melhores protótipos relativos às categorias de produtos presentes na feira.

Nestes seis dias, a cidade de Milão respira design 24 horas por dia, pois além da Feira propriamente dita, temos ainda o Fuori Salone, também conhecido como Milão Design Week, com eventos e exposições que animam a cidade inteira no qual as pessoas descobrem e compartilham as novas tendências e criações que ganham vida em espaços coletivos repensados e adaptados pelos protagonistas do Design Contemporâneo.

SERVIÇO:
PW Design Arquitetura e Interiores
Rua Serra de Japi, 739
Sala 06 – Tatuapé
Tel.: 2371-9439

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face