Salas de banho: um convite ao relax

RENATO TRENTINI

Os ambientes tornam-se um diferencial na hora de construir ou comprar um imóvel.

Um espaço que antes era deixado de lado ganha uma nova roupagem e destaque nos novos projetos. De simples banheiros, as salas de banho foram elevadas ao status de spa particular. Conforto e personalização são itens fundamentais nesses ambientes projetados para relaxar.

A arquiteta Adriane Perotoni explica que as salas de banho já eram conhecidas nas civilizações gregas e romanas, onde os banhos eram rituais de cuidados corporais que compreendiam exercícios físicos, massagens com óleos especiais e imersões em águas de diferentes temperaturas. “Partindo destas tradições, o mundo ocidental absorveu estes benefícios que hoje são utilizados principalmente em residências de alto padrão e por moradores com a vida agitada. As salas de banho vêm ganhando espaço e tornaram-se locais para esquecer as atribuições do dia a dia, relaxando nas horas livres que sobram”, lembra a arquiteta.

Guido Garcia, sócio-proprietário da Construtora Monreal, reforça que para esse ambiente não há um limite para elementos. “É um espaço totalmente personalizável, característico de um público exigente e contemporâneo. Quem busca um upgrade na suíte master sempre procura um espaço dedicado ao relaxamento, visando o conforto”, complementa.

Para atender ao mercado, diversas peças e revestimentos são lançados com frequência e a vontade de ter um espaço para relaxamento em casa vem se tornando cada vez mais atraente. “A ExpoRevestir deste ano trouxe muitos lançamentos para as salas de banho. Os produtos que mais se destacaram foram as cabines duplas com sauna e a banheira em vidro cristal. A automação também está em alta, com produtos que permitem programar o banho à distância, ativando os recursos pelo iPhone ou pelo iPad”, ressalta a gerente de acabamentos da Impermix, Luciane Benevides.

Os investimentos nos projetos de salas de banho variam conforme o tamanho do ambiente, já que ele não tem uma metragem mínima. Adriane explica que as salas de banho não precisam necessariamente ter uma banheira, mas uma boa ducha com pressão, colunas verticais de banho ou até mesmo sauna já contribuem para o relax. Quanto ao estilo da decoração, todos podem ser aplicados, desde que satisfaçam os desejos dos moradores.

Segundo Guido, diferente do hábito nos Estados Unidos, os brasileiros valorizam muito a luz natural para toda a casa e na sala de banho não poderia ser diferente. Além de deixar o ambiente mais agradável, essa atitude sustentável minimiza os gastos com eletricidade e contribui para minimizar os impactos com geração de energia. Quem quiser investir um pouco mais ainda pode recorrer às lâmpadas de cromoterapia, que podem ser instaladas em determinados tipos de banheiras ou duchas. A dica da arquiteta é optar por uma iluminação mais difusa, com spots ou arandelas, procurando inserir lâmpadas com temperatura de cor em torno de 2800k. Outro artifício utilizado para tornar o cenário ainda mais relaxante é usar a dimerização, que permite controlar a intensidade da luz. “Com a dimerização é possível deixar o ambiente totalmente claro para fazer uma maquiagem e baixar a iluminação para um banho massageador”, salienta Adriane.

A escolha dos complementos depende da linha de decoração proposta pelo arquiteto. Ainda de acordo com a arquiteta, pedras naturais e madeira criam cenários de aconchego, deixando os ambientes mais intimistas. A madeira natural requer manutenção periódica com produtos específicos, mas o mercado já oferece soluções em cerâmica, que fazem uma reprodução fiel sem dar tanto trabalho. Se a intenção é criar um ambiente agradável e sofisticado, pedras naturais são sempre bem-vindas, porém, é preciso cuidar quanto à porosidade delas. Quanto mais porosas, mais facilmente elas podem se deteriorar. As cores ficam ao gosto da família, mas é preciso bom senso para evitar exageros.

SERVIÇO:
Adriane Perotoni
www.adrianeperotoni.com.br

Construtora Monreal
www.construtoramonreal.com.br

Impermiz
www.impermix.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face