Saiba mais sobre os produtos orgânicos

J. A. MACEDO RODRIGUES*

Ao fazermos a opção de levar uma vida mais saudável, estamos na realidade, optando por uma nova forma de encarar a vida e o nosso relacionamento dentro da sociedade e com a própria natureza, sem dúvida alguma.

É muito comum, principalmente no início de ano, nos propormos a levar uma vida melhor e para tanto, costumamos projetar novas resoluções a serem implantadas nesse novo ano que chegou.

Como exemplo, podemos citar a proposição de diminuir ou eliminar o uso do cigarro, moderar o uso do álcool, iniciar ou voltar a uma academia, fazer novas dietas e até mesmo tudo isso junto, talvez. Mas o mais fácil para iniciarmos uma profunda e benéfica mudança para melhor, é pensarmos seriamente em consumir o máximo possível de alimentos orgânicos, e para tanto, basta começarmos pela simples substituição.

Com o forte aumento no consumo desses produtos, dada a conscientização cada vez maior por parte da população, o mercado já nos oferece excelentes opções e com preços muito próximos aos dos não orgânicos, e que principalmente, não receberam cargas de pesticidas e defensivos químicos em sua produção.

Os produtos orgânicos costumam não ser tão grandes, perfeitos e até apresentam, muitas vezes, a presença de insetos em suas folhas, o que aliás, ao invés de ser condenável, é prova de que o alimento não foi bombardeado pela verdadeira guerra química utilizada pela agricultura de escala.

Com isso, todos nós ganhamos: o agricultor, que correrá menos riscos de se contaminar com os perigosos defensivos químicos; o consumidor, que terá acesso a produtos livres de agentes perigosos e até proibidos em outros países; e a natureza, pela ausência de contaminadores nos lençóis freáticos, pastagens e rios. Pense nisso na próxima vez que for fazer suas compras!

*J. A. Macedo Rodrigues é diretor da Orgânicos Select; sócio do Movimento de Integração Campo Cidade (MICC), estudioso da Agricultura Orgânica.
www.organicosselect.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face