Receita Federal cria ferramenta que possibilita contribuinte fazer rascunho do IR

No dia 03, segunda-feira, a Receita Federal anunciou a criação de uma nova ferramenta que facilitará a vida dos trabalhadores para o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda em 2015. Trata-se de um serviço que permite fazer um rascunho do documento a ser entregue no próximo ano, sendo que o uso do mesmo não é obrigatório, ficando a critério do contribuinte. O novo recurso pode ser utilizado em computadores, tablets e smartphones com acesso à internet. Nos computadores, o serviço pode ser acessado pelo site www.receita.fazenda.gov.br. Já no caso de tablets e smartphones, está disponível por meio do aplicativo IRPF, que pode ser baixado pelas lojas App Store e Google Play.

Segundo o subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita, Carlos Roberto Occaso, as informações do rascunho ficarão disponíveis até 28 de fevereiro e a partir de 1º de março poderão ser transferidas para a declaração.

Ainda de acordo com Occaso, o aplicativo on-line vai ter o objetivo de auxiliar os contribuintes que têm dificuldades para reunir dados de rendimentos recebidos ao longo do ano ou de pagamentos de despesas dedutíveis da declaração.

Aprenda a utilizar o rascunho:

Como acessar:
Computador: No site www.receita.fazenda.gov.br, acesse “Rascunho IRPF 2015”;
Tablets e smartphones: Pelo App IRPF, acesse o serviço “Rascunho IRPF”.

Como preencher:
Preencha o seu CPF e o código antirrobô que aparece na tela;
Preencha informações como dependentes, bens e direitos, pagamentos e rendimentos.

Como salvar informações:
Para salvar o rascunho será necessária a criação de uma senha que deverá ser guardada com muito cuidado, pois é irrecuperável e será indispensável ao importar os dados para a declaração de IR 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *