Radial Leste conta com prolongamento de 10,5 km da faixa exclusiva de ônibus

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantaram, no dia 7 de outubro, um prolongamento de 10,5 km de faixa exclusiva à direita para ônibus em vias que compõem a Radial Leste. Vale lembrar que a Radial já possuía faixa exclusiva para ônibus que, no sentido Centro, ia da Av. Aricanduva até a Rua da Figueira e, no sentido Bairro, compreendia o trecho entre a Rua da Figueira e a Rua Pinhalzinho.

A exclusividade para o transporte coletivo na nova faixa valerá de segunda a sexta-feira no sentido Centro, das 5h às 9h e, no sentido Bairro, das 16h às 21h. Confira os novos trechos da Radial Leste onde passa a valer a prioridade à direita do transporte público:

No sentido Centro:
· Na av. José Pinheiro Borges, no trecho entre a rua Itagimirim e o túnel Jornalista Odon Pereira;
· Túnel Jornalista Odon Pereira, em toda a extensão;
· Na rua Doutor Luiz Ayres, entre o túnel Jornalista Odon Pereira e a av. Antônio Estevão de Carvalho;
· Na av. Antônio Estevão de Carvalho, entre a rua Dr. Luiz Ayres e a av. Conde de Frontin;
· Na av. Conde de Frontin, entre a av. Antônio Estevão de Carvalho e a av. Aricanduva.

No sentido Bairro:
· Na av. Conde de Frontin, entre as avenidas Aricanduva e Antônio Estevão de Carvalho;
· Na av. Antônio Estevão de Carvalho, entre a av. Conde de Frontin e a rua Dr. Luiz Ayres;
· Na rua Dr. Luiz Ayres, entre as avenidas Antônio Estevão de Carvalho e Padre Estanislau de Campos;
· Túnel Jornalista Odon Pereira, em toda a extensão;
· Na av. José Pinheiro Borges, entre o túnel Jornalista Odon Pereira e o acesso à avenida David Domingues Ferreira.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Ao todo, foram inaugurados 20,5 km de faixas exclusivas para ônibus por diversas vias da Cidade. Com isso, a malha de faixas exclusivas viabilizadas pela atual gestão, neste ano, chegará a 224,6 km.

População beneficiada
Pela Av. Conde de Frontin, na Radial Leste, circulam 19 linhas de ônibus municipais no sentido Bairro, transportando 134.246 passageiros/dia útil. No sentido Centro, são 16 linhas de ônibus levando 95.397 pessoas por dia útil. A frequência média é de 79 ônibus/hora nos horários de pico.

Fiscalização
A ativação deste trecho terá um período de adaptação quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir do dia 21 de outubro, a fiscalização será intensificada.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Recomendações ao público
· Respeite a sinalização;
· Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não interferir na fluidez do trânsito;
· Em caso de dúvidas, ligue 1188 (Fale com a CET). Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *