Quem, Eu? Uma Avó. Um neto. Uma Lição de Vida

RENATA MARGARIA*

Relatos da convivência do neto Fernando Aguzzoli, que largou tudo para cuidar de sua avó Nilva, que sofria de Alzheimer. Bom, a história do livro é basicamente essa, ele não apresenta apenas relatos dos estágios da doença, mostra que o maior laço, o do amor, pode tornar tudo mais suave, divertido e calmo. Como o próprio autor cita no livro: “Compartilhar a dor não é sofrê-la no coletivo. É livrar quem dela sofre”.

A simplicidade em pessoa, às vezes nem ele se dá conta, que hoje é um ponto de referência para milhares de indivíduos que precisam de uma direção após receber esse diagnóstico e não só dessa doença, mas de todas as outras que o paciente necessite de cuidados intensivos.

Passei um tempo observando o autor, em sua sessão de autógrafos, e vi ali, além de um jovem (ele tem só 23 anos), um ser humano diferente. Entre uma dedicatória e outra, ele contava histórias, relatos das pessoas que dividem com ele a dor do que estão passando ou que passaram. Ele confidenciou que responde, às vezes, com a ajuda de sua mãe, todos os contatos que recebe nas redes sociais. Faz questão de ouvir todos que vêm até ele e procura sempre ter uma palavra de conforto e amizade aos que vão em busca de alento para a dor.

O mais importante nesta obra foi o fato de tirar o Alzheimer “da sombra”, acabar com o estigma que uma pessoa está condenada a ir para uma clínica de repouso ou seu cuidador ter mais problemas que o próprio doente. É complicado, mas com um pouco de amor e bom humor dá para tornar a convivência mais leve.

Há muitas passagens, histórias, relatos de bastidores e só estando com ele e ouvindo tudo que não foi para o livro que as pessoas passam a entender que esse laço entre ele e a avó transcende.

Informações:
Autor: Fernando Aguzzoli
Editora: Belas Letras
Preço: R$ 27,90
240 páginas.

*Renata Margaria é colunista da revista Em Dia, leitora compulsiva e apaixonada por livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face