Psicóloga e professor dão dicas de como controlar a ansiedade na hora de fazer a prova do Enem

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproxima e com ele chega uma série de problemas que precisam ser abandonados nesta reta final. Por mais preparados que os alunos estejam é importante manter a calma na hora de fazer a prova, e não deixar que a ansiedade atrapalhe o rendimento e o esforço adquirido ao longo dos estudos. Por isso, a psicóloga Letícia Guedes orienta os estudantes a relaxarem o corpo e a mente, se alimentarem bem e principalmente deixar de lado os livros, cadernos e rascunhos.

“É preciso que um dia antes da prova o aluno durma bem. Deite cedo e não se pressione mentalmente, relaxe o corpo e tente pensar em outras coisas. No dia seguinte levante cedo, faça uma boa alimentação, controle sua ansiedade, para que na hora da prova não dê aquele “branco”. Deixe de lado toda a negatividade existente em sua mente, controle ao máximo sua respiração, isso lhe ajudará a ter mais atenção.”

Para o professor Rodrigo Bernadelli, o estudante deve começar pelas questões que ele possui mais facilidade. “O aluno estudou por um longo período e é natural que ele tenha facilidade para algumas questões e dificuldades em outras. Para ele ganhar confiança e tranquilidade é preciso que comece pelas questões fáceis, assim ele ganha tempo para responder as difíceis e principalmente elaborar uma boa redação”, explica.

De acordo com a psicóloga, o aluno não pode se pressionar. “Além da pressão familiar, muitos jovens se pressionam ao pensar no futuro. Este processo é normal, não adianta chorar, ficar nervoso, porque esta ansiedade na véspera é normal, isso faz parte do processo. O aluno precisa saber que o seu esforço, que foi feito ao longo dos estudos, irá lhe ajudar, não há o que temer”, diz.

Rodrigo explica que este processo pode definir o futuro profissional dos estudantes. “O Enem é a porta de acesso, a nota obtida no exame, que é aplicado em todo o País, é somada à nota adquirida no vestibular, isso contribui para o ingresso nas universidades públicas e ajuda na aquisição de descontos em instituições particulares. Esta avaliação é importante também para medir o nível de ensino que o aluno adquiriu no colégio e cursinhos”, finaliza.

SERVIÇO:
Clínica Vivencialle
www.clinicavivencialle.com.br

Grupo Olimpo
www.olimpogo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *