Projeto Ser Âmica: O amor à arte tira crianças das ruas na zona Leste

FÁTIMA BELESSO

A arte feita com cerâmica está mudando a realidade de crianças e adolescentes carentes da zona Leste. Cerca de 50 delas estão tendo essa oportunidade a partir do Projeto Ser Âmica – A Modelagem de um Novo Amanhã. Desde setembro de 2013, jovens têm aulas semanais de arte em cerâmica em um ateliê no bairro de Artur Alvim.

Uma das bases do trabalho é a Arteterapia, que usa a cerâmica como recurso terapêutico. “A argila possui propriedades químicas como cálcio, ferro, potássio, magnésio e alumínio, que penetram nos poros e, em alguns casos, conseguem auxiliar nas carências do organismo, absorvendo toxinas, neutralizando alguns ácidos do corpo, deixando-o livre e desobstruído para a receptividade de novas energias”, explica Elainy Mota, artista plástica e idealizadora do projeto.

Durante as aulas, os jovens, entre 12 e 17 anos, recebem instruções de como manusear a argila e esmaltá-la. As obras, depois de prontas, são comercializadas e o dinheiro é revertido para o aluno-artista. “Estou juntando meu dinheiro para comprar o tênis dos meus sonhos”, comenta Carlos Vinicius, de 14 anos, que está no projeto há seis meses. Outro aluno destaque é Sergio da Silva, que tem colaborado com a renda familiar após a oportunidade que recebeu. O talento do jovem surpreendeu a todos e ele ganhou a chance de conquistar o primeiro emprego. Hoje o projeto conta com três jovens alunos contratados como monitores, essa é uma forma de incentivar os demais participantes a se envolverem cada vez mais com a arte e com o manuseio do barro.

Além da colaboração financeira, o projeto ajuda jovens em situação de vulnerabilidade social, ou seja, que correm risco de permanecer nas ruas, às portas das drogas e da criminalidade. O projeto é patrocinado exclusivamente pela Panco através da Lei Rouanet.

Conheça as obras do projeto Ser Âmica
· Restaurante Cachoeira Tropical – Rua João Cachoeira, 275 – Itaim Bibi
· Espaço Cultural Mo Li Hua – Rua Coriolano 529 – Lapa – Tel.: 3569-4020. Exposição Permanente: De 2ª a 6ª, das 10h às 22h e sáb., das 10h às 17h.
· Ateliê Ser Âmica – Rua Desembargador Rocha Portela, 953 – Artur Alvim
Para conhecer mais sobre o projeto ou colaborar com a ação entre em contato pelo telefone 98574-2905.

SERVIÇO:
Ateliê Ser Âmica
Rua Desembargador Rocha Portela, 953 – Artur Alvim
Blog – seramicarouanet2014.blogspot.com.br
Facebook – www.facebook.com/projetoseramica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face