Projeto Amigos 4 Patas, uma iniciativa do bem

“Fazer o bem, sem olhar a quem”. É assim que podemos definir o trabalho que a equipe do Projeto Amigos 4 Patas realiza mensalmente no Supermercado Pão de Açúcar localizado na rua Serra de Bragança, no Tatuapé. “O projeto surgiu na Semana do Voluntariado promovida por uma empresa multinacional, como um trabalho voluntário. E funciona da seguinte maneira: Uma vez por ano vamos a um abrigo e identificamos as necessidades do espaço. Acreditamos que nenhum animal mereça viver em abrigo, pois a vida dentro deles é muito difícil e sabemos que alguns não serão adotados. Justamente por causa desses, fazemos um contrato com o protetor onde ele aceita que levemos esses animais para nossa feira mensal e organizamos um evento por ano para arrecadar verba e fazer melhorias estruturais no abrigo escolhido. Enquanto a obra acontece, ao longo do ano, levamos os animais desse e de outros abrigos para a feira de adoção, que acontece todo mês no Pão de Açúcar no Tatuapé. Sendo assim realizamos mensalmente feiras de adoção de cães e gatos e anualmente um grande evento para arrecadar fundos para auxiliar a instituição. Neste ano estamos apoiando uma protetora na zona Leste com mais de 180 cães e 30 gatos”, conta Fabiana Auer, uma das coordenadoras do Projeto Amigos 4 Patas.

O projeto organiza as feiras de adoção, define o espaço, horário e faz a divulgação. Para isso, convidamos abrigos, protetores independentes ou pequenas Ongs, que recolhem animais das ruas e que não possuem condições de organizar sua própria feira, para levarem cães e gatos limpinhos, castrados, vacinados e vermifugados para serem adotados. Segundo um dos protetores independentes de animais, Fabiano Prado, diversos animais são destinados para a feira. “Podemos levar filhotes e adultos, mas infelizmente os adultos têm menos chance de adoção, pois essa não é a preferência dos futuros donos”, revela Fabiano.

“A feira ainda não possui uma data fixa, pois depende da disponibilidade do espaço, da empresa que ajuda voluntariamente com o transporte das gaiolas e cercados e principalmente da colaboração de voluntários”, explica Fabiana. Vale ressaltar que o projeto não possui abrigo e não recolhe animais.

Para acompanhar o projeto acesse as redes sociais do Projeto Amigos 4 Patas.

Quem pode adotar
Qualquer um maior de 18 anos pode adotar, basta levar RG, CPF e o comprovante de residência. Para tanto é preciso ter condições mínimas para as despesas do veterinário, ter tempo livre para cuidar do animal e além disso é necessário que todos que residam na mesma casa estejam de acordo com a adoção. “Fazer uma surpresa para a mãe ou para a esposa, nem sempre dá certo”, disse Fabiana. No momento da adoção há uma entrevista para avaliar a real capacidade do adotante em cuidar do animal e são passadas várias informações para desestimular adoções por impulso (que geralmente resultam em devoluções). Também é cobrada uma taxa de adoção, no valor de R$ 50,00, para cobrir os custos da organização.

Doações
Durante as feiras é possível fazer “doações de caminhas, cobertores, medicamentos que estejam na validade, ração para cães e gatos, areia sanitária para gatos, roupinhas, produtos de limpeza e principalmente jornais, que usamos muito na feira. Essas doações são divididas ao final da feira entre os protetores de cães e gatos que participaram naquele dia”, conclui Fabiana.

Feira de abril
A próxima feira de adoção acontece no dia 25 de abril, sábado, no Pão de Açúcar, localizado na rua Serra de Bragança, 647. Não perca!

SERVIÇO:
Projeto Amigos 4 Patas no Pão de Açúcar
Rua Serra de Bragança, 647
Tatuapé
www.facebook.com/Amigos4Patas
instagram.com/amigos4patas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face