Processo de franca renovação marca a estreia da 19ª temporada da Fórmula Truck

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck chega à sua 19ª temporada experimentando um processo de franca renovação do grid. Com as equipes em fase de definição dos pilotos que vão disputar as 10 corridas estipuladas, existe a expectativa de que a categoria atinja em 2014 a marca de 100 pilotos; foram 98 os que atuaram em pelo menos uma corrida entre o campeonato de estreia da categoria, em 1996, e o do ano passado.

A renovação no grid da F-Truck faz-se evidente a partir do confronto das listas de participantes das 10 últimas temporadas. Apenas oito dos 28 pilotos que atuaram em 2004 integraram o grupo dos 25 que disputaram a corrida que encerrou o campeonato de 2013 em Brasília (DF) no dia 8 de dezembro: Beto Monteiro, Débora Rodrigues, Djalma Fogaça, Geraldo Piquet, Leandro Totti, Pedro Muffato, Roberval Andrade e Wellington Cirino.

Dos oito remanescentes do campeonato de dez anos atrás, quatro foram campeões da Truck nesse período. Monteiro conquistou os títulos brasileiros de 2004 e 2013. Cirino, campeão em 2001 e 2003, chegou ao tetracampeonato vencendo a disputa pelo título em 2005 e 2008. Andrade repetiu em 2010 o título que havia obtido em 2002. Totti foi campeão em 2012. Andrade, Totti e Monteiro também se sagraram campeões sul-americanos.

A permanência desses oito pilotos no grid da F-Truck nas dez últimas temporadas – com exceção de Fogaça, que parou de competir no fim de 2009 e retomou à atuação como piloto em outubro de 2012 – acompanhou uma fase de transições. O mesmo período apontou 41 estreias na categoria, numa lista que contempla os nomes de cinco ex-pilotos de Fórmula 1 – Chico Serra, Gastón Mazzacane, Cristiano da Matta, Christian Fittipaldi e Alex Caffi.

O processo de renovação no grid da Fórmula Truck ganhou força no ano passado, quando a categoria teve um dos mais altos números de estreias em toda a sua história. Foram sete novos nomes participando de corridas, mesmo saldo de 2001. A temporada com maior número de estreias foi a de 1996, ano de lançamento da categoria, quando 21 pilotos foram à pista. Os campeonatos de 1998 e 2003 tiveram oito participações inéditas.

Confira o calendário dos campeonatos da Fórmula Truck deste ano.

Campeonato Brasileiro de 2014
· 16 de março – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Caruaru (PE)
· 13 de abril – Autódromo Internacional de Curitiba/Pinhais (PR)
· 18 de maio – Autódromo José Carlos Pace/São Paulo (SP)
· 8 de junho – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Goiânia (GO)
· 20 de julho – Autódromo Zilmar Beux/Cascavel (PR)
· 17 de agosto – Rio Grande do Sul*
· 14 de setembro – Argentina**
· 12 de outubro – Autódromo Internacional Dr. Nelson Barro/Guaporé (RS)
· 2 de novembro – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Londrina (PR)
· 7 de dezembro – Autódromo Internacional Nelson Piquet/Brasília (DF)

* Autódromo internacional de Tarumã, em Viamão, ou Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, em Santa Cruz do Sul / ** Autódromo Internacional Juan y Oscar Gálvez, em Buenos Aires, ou Autódromo de Termas do Rio Hondo, em Santiago del Estero

Campeonato Sul-Americano 2014
· 16 de março – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Caruaru (PE)
· 18 de maio – Autódromo José Carlos Pace/São Paulo (SP)
· 20 de julho – Autódromo Zilmar Beux/Cascavel (PR)
· 14 de setembro – Argentina

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face