Problemas e soluções no aprendizado da Matemática

JEFFERSON SANTOS *

A Rainha das Ciências ainda é a disciplina escolar com grande índice de rejeição pelos alunos, já que não há uma cultura que incentive o ensino da Matemática, apontando concretamente a sua importância em nossa vida, em nosso cotidiano e em nossa sociedade. Cito sociedade, pois a Matemática é social.

Desde o homem pré–histórico e as primeiras civilizações da humanidade, já se usava a Matemática. O resultado de todo progresso atual da humanidade é graças as ciências, e toda ciência é composta por Matemática. É comum, em nosso sistema educacional, muitos alunos com dificuldades de aprendizagem. Seja por salas lotadas, por não gostarem da disciplina a ser estudada, não entenderem o conteúdo e terem vergonha de perguntar aos professores e colegas de sala, entre outros.

Assim, o professor, devido ao grande número de alunos em sala de aula e a indisciplina, algo que faz o profissional perder boa parte do período de aula, não consegue identificar as dificuldades individuais de seus alunos. Essa problemática é demonstrada nos índices educacionais em nosso país. Geralmente, em avaliações internacionais, estamos nas últimas colocações quando o assunto é Matemática.

Para suprir esse déficit educacional, a aula particular é eficaz. Há o encontro entre professor e aluno, na qual a atenção é voltada totalmente para o educando, que se sente à vontade em sanar todas as dúvidas, construindo uma relação de confiança e reciprocidade no processo ensino-aprendizagem. Nesse formato de aprendizado, o professor consegue realizar uma aula exclusiva, tendo um diagnóstico e um acompanhamento sobre as dificuldades e o progresso do educando, obtendo resultados satisfatórios.

* Jefferson Santos é professor de Matemática da rede municipal de ensino, formado em Matemática e Pedagogia. Ministra aulas particulares de Matemática para ensinos fundamental, médio e concursos públicos.

Serviço:
www.matematicaefacil.com.br

One Response to Problemas e soluções no aprendizado da Matemática

  1. Sidney Silva disse:

    Prezado nobre amigo Jefferson Santos,interessante esta matéria em pauta publicada neste concentuoso Jornal “O Retrato”,desenvolvi um projeto que pode melhorar 100% o aprendizado dos(as) alunos(as), onde todos terá a Matemática como um todo, este projeto é direcionado dentro de uma sala de aula, onde haverá o Feedback entre Professores(as) e Alunos(as), unindo a Teoria junto com a Prática, será um dos mais majestoso e único projeto no quesito Matemática,pois, se inicia uma nova era jamais vista em todos os tempos, estou aberto para um diálogo sobre este projeto que desenvolvi e procuro parceria com todos aqueles que queiram iniciar uma nova era no quesito Matemática, pois, este projeto será referencia para todas as Escolas,Universidades, ENEM,Concursos Públicos e o mais importante os alunos(as); meu cordial abraço.Sr Sidney Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face