Plotagem é opção para ambientes personalizados

Quem não gosta de ambientes personalizados? Uma maneira de deixar os espaços de uma casa ou escritório com um visual onde cada cantinho diz um pouco sobre quem o ocupa é a plotagem, os adesivos que decoram interiores. De frase a imagens, como caricaturas, personagens e desenhos abstratos, tudo vira arte e criatividade nas paredes.

De acordo com a decoradora Carolina Lage, a técnica de impressão, cada vez mais utilizada, é uma forma prática e de baixo custo para quem quer criar ou até mesmo mudar a decoração da casa, com sofisticação e estilo, mas não tem tempo de fazer reformas demoradas. “Podem ser levados para as paredes da casa momentos marcantes com a família ou amigos, inclusive poesias para aqueles que são amantes das letras, além de temas diversos, como paisagens e desenhos personalizados. A grande vantagem é quando a pessoa utiliza fotos, escritos ou alguma referência pessoal para fazer a plotagem, resultando em um trabalho totalmente único”, diz.

No entanto, é fundamental que o local escolhido esteja em destaque no ambiente, mas ao mesmo tempo em harmonia com os demais itens da decoração. “Procuramos criar uma identidade entre a plotagem e os demais materiais e cores utilizados no projeto”, explica. A instalação, segundo Lage, é simples, mas os adesivos devem ser colados diretamente nas paredes com a ajuda de uma espátula para evitar bolhas e vincos na aderência. “A praticidade e facilidade na troca do adesivo sem danificar o local em que foi instalado fazem com que a técnica seja bastante utilizada”, conta. Para a manutenção, também não há segredos, já que a limpeza da plotagem pode ser feita com pano seco ou espanador, sem a utilização de qualquer produto químico.

Os critérios para definir a plotagem são muito particulares, afinal ela nasce de gostos pessoais dos clientes, cabendo ao designer de interiores a especificação do tamanho e local a ser plotado. Uma das recomendações quanto ao lugar é ter cuidado apenas com áreas de vapor e umidade, como os banheiros. Fora isso, a criatividade é liberada. “Na cozinha, por exemplo, é possível fazer um painel com o cardápio do dia. No quarto infantil, podem ser aplicadas nas paredes plotagens com o personagem favorito da criança, ou até nos armários e outros móveis. Se a criança crescer e enjoar do adesivo não tem problema, já que a troca é muito simples”, exemplifica.

Para os amantes da técnica, a designer afirma que não basta apenas usar e abusar da plotagem sem antes combiná-la com os móveis do local, pois é importante lembrar que ela é somente um dos elementos da decoração e como tal deve criar uma unidade coesa com os outros itens que fazem parte do espaço. “O fundo no qual será aplicada a plotagem merece atenção, seja ele um móvel ou parede. Se o fundo é de cor escura, o ideal é uma plotagem mais clara e vice-versa, para criar um contraste”, recomenda.

Entre os padrões mais procurados, Lage destaca que as plotagens sem fundo são as queridinhas do público, ou seja, letras, versos e desenhos lineares vazados. “São mais em conta, práticos e personalizam o ambiente. Você pode, por exemplo, aplicar na parede o verso da música preferida. Nestes casos, os recursos gráficos também são bem-vindos”, afirma.

SERVIÇO:
Lage e Falqueto Interiores
Endereço: Av. Barão Homem de Melo, 4386, sl 302
Estoril. BH – MG
Telefone: (31) 3275-3564

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face