Planejamento é fundamental para realizar a reforma de fim de ano

Com a proximidade do mês de dezembro, muita gente aproveita o momento para realizar a tão sonhada reforma da casa. Além da chegada do 13º salário, existem inúmeros fatos que contribuem positivamente para isso, como as férias, a preparação para as festas de fim de ano e as grandes promoções do varejo. Pensando nisso, a arquiteta Maria Aparecida da Cunha elaborou uma série de dicas para planejar a reforma de fim de ano sem neuras e com economia. Confira a seguir!

Definição de prioridades e etapas da reforma
De acordo com a arquiteta, definir as prioridades é a primeira etapa do planejamento da reforma. “Com o pouco tempo para o fim do ano, fica difícil realizar uma obra completa no imóvel. Por isso, é fundamental definir quais são as prioridades da casa, de preferência, investindo em mudanças na parte de acabamento, como uma pintura, a troca ou sobreposição de revestimentos”, explica Maria. Além disso, a especialista ressalta que é preciso realizar a reforma por etapas, um cômodo de cada vez, para que essa fase não se torne um transtorno para os moradores da casa.

Previsão de gastos e tempo
Ao definir a reforma que será realizada, a arquiteta sugere listar os gastos previstos, visando assegurar que o projeto não exceda o orçamento disponível e, assim, evitando possíveis interrupções na reforma. Adicionalmente, Maria ressalta: “É preciso fazer uma somatória geral do que será gasto, considerando mão de obra, material e, sobretudo, quanto tempo há disponível para a reforma, que deverá ser alinhado com o profissional responsável”.

Mão de obra
A peça-chave para obter o resultado esperado da reforma é a contratação de um profissional qualificado e de confiança. Por isso, a arquiteta orienta que antes de contratá-lo, é fundamental obter referências com amigos ou familiares de trabalhos anteriores. “Outro fator importante é negociar o preço fechado do serviço. Assim, o cliente garante que a obra seja concluída no período estipulado e evita possíveis desentendimentos e excessos financeiros”, acrescenta a especialista.

Materiais de construção
A escolha dos materiais de construção é uma etapa importante na hora de reformar a casa. “Nessa época do ano, grandes home centers realizam promoções e oferecem facilidades de pagamento para o consumidor. Por isso, é fundamental que o cliente pesquise e avalie o melhor custo x benefício, levando em consideração também se o material se adéqua às metragens do espaço”, orienta a profissional.

Outro ponto importante a ser considerado na reforma é o cálculo da metragem e a quantidade de produtos que serão utilizados. Por isso, a especialista aconselha que a lista de produtos seja feita juntamente com o profissional responsável, que poderá indicar os materiais adequados para o tipo de reforma proposta, além de evitar o desperdício e o gasto desnecessário.

 

SERVIÇO:
Saint-Gobain
www.saint-gobain.com.br

Telhanorte
www.telhanorte.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face