Para especialistas, qualidade dos estádios afasta público dos jogos de futebol

A má qualidade dos estádios é o principal fator que afasta o torcedor dos jogos de futebol no País, ano após ano, de acordo com o público de especialistas consultados pela Trevisan Escola de Negócios e pela Pluri Consultoria durante o seminário Calendário do Futebol. O item recebeu 22% dos votos.

O afastamento do público dos estádios de futebol envolve uma série de fatores, mas certamente a qualidade sofrível da instalação esportiva em si é um dos principais”, aponta o pesquisador e consultor da Trevisan Gestão do Esporte e diretor da Trevisan Escola de Negócios, Fernando Trevisan.

O levantamento aponta outros três itens entre os responsáveis pela persistente queda de público nos estádios. O calendário, com excesso de jogos de baixa qualidade e pouca importância, aparece na segunda posição, com 19% dos votos. Em seguida estão preço dos ingressos (18%) e violência (15%). Nesta questão, os participantes podiam citar até três itens entre os 12 apontados.

Em relação ao calendário do futebol brasileiro, a pesquisa apurou ainda que a totalidade de entrevistados acredita que são necessárias mudanças. Oitenta e oito por cento apontam que os estaduais devem continuar, mas com alterações na fórmula da competição, o que vai ao encontro do pensamento de alguns dirigentes que ainda acreditam no apreço do público por esse torneio; 62% acreditam nos chamados campeonatos regionais, como a Copa do Nordeste; 79% são favoráveis à disputa de campeonatos nacionais durante todo o ano; e 65% concordam com a adequação ao calendário europeu.

Com a inauguração das novas arenas, construídas para atender a um novo conceito de esporte como entretenimento, essa situação deve mudar. “A tendência é que as 14 novas arenas que estão sendo erguidas até o ano que vem vai aumentar a presença do público nos jogos”, afirma Fernando Trevisan. “Mas sabemos que somente isso não é suficiente para manter esse crescimento de forma continuada”.

SERVIÇO:
Trevisan Escola de Negócios
www.trevisan.edu.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face