Papa Francisco é tema de exposição

Prestando uma homagem ao Papa Francisco, que completa um ano de papado mostrando simplicidade e bom humor no trato com todas as pessoas, o MAS/SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), equipamento da Secretaria de Estado da Cultura, exibe até o dia 30 de abril O Papa Sorriu.

A mostra conta com 38 caricaturas feitas por 38 cartunistas brasileiros e estrangeiros que impressionados com os sorrisos e abraços distribuídos pelo Papa, especialmente com os jovens, decidiram retratar em diversas obras o Pontífice e sua simpatia. Com o material foi publicado um livro intitulado O Papa Sorriu, entregue pessoalmente ao Papa Francisco pelo Arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer, no início de 2014. Agora, alguns desses trabalhos ocupam as paredes do MAS/SP em exposição inédita: “Para nós, demonstra que fazemos sim arte. É a primeira vez que caricaturas entram em um museu de arte sacra”, comenta José Alberto Lovetro, Presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil.

Com traços característicos acentuados, os artistas criam desenhos de certa forma cômicos, que provocam todos os tipos de reação nos espectadores, desde a surpresa até a ternura. Entre os nomes de destaque, a mostra exibe trabalhos de artistas conhecidos nacionalmente, como Baptistão, Carlos Amorim, Gilmar Fraga, Gustavo Paffaro, J. Bosco, Junior Lopes, Luiz Carlos Fernandes, Mônica Fuchshuber, Omar Figueroa Turcius, Quinho, Sergio Morettini e William Medeiros.

Artistas em destaque
Baptistão – Ilustrador do jornal O Estado de São Paulo, da revista Veja e de diversos outros veículos da mídia. Premiado em Salões de Humor no Brasil e em vários países.
Carlos Amorim – Chargista lançado no Jornal O Pasquim, especializado em tiras diárias publicadas em diversos jornais no Brasil e vencedor de salões de humor pelo mundo.
Gilmar Fraga – Chargista do Jornal Zero Hora de Porto Alegre (RS) e vencedor de diversos salões de humor no Brasil e no mundo, também desenha para o mercado publicitário e de livros.
Gustavo Paffaro – Ilustrador da revista Veja e de diversos jornais. Vencedor de salões de humor e caricatura em todo o Brasil.

J.Bosco – Chargista do Jornal O Liberal de Belém do Pará, publicou vários livros de charges e foi premiado mundialmente em salões de humor.
Junior Lopes – Ilustrador de Veja e diversas revistas, vencedor de um prêmio de ilustração em Cannes na área de publicidade, artista plástico especializado em colagens.
Luiz Carlos Fernandes – Chargista do jornal Diário do Grande ABC e de diversas revistas. Premiado no Brasil e em outros países, tem vários livros infantis publicados.
Mônica Fuchshuber – Artista plástica do Rio de Janeiro, com trabalhos nas áreas de design e ilustração.

Omar Figueroa Turcius – Desenhista colombiano que mora na Espanha, ganhou prêmios em salões de humor no mundo todo. Publica em revistas importantes da Espanha e de outros países europeus.
Quinho – Chargista do Jornal O Estado de Minas, caricaturista de Veja e Época, também foi premiado em diversos salões de humor.
Sergio Morettini – Desenhista de animação e quadrinhos com trabalhos para a Editora Globo, Walt Disney (animação), Editora Escala, entre outros.
William Medeiros – Diretor de criação da Rede Paraíba de Comunicação (PB) e ilustrador da revista Brasília em Dia desde 1998. Vencedor de diversos Salões de Humor pelo Brasil.

SERVIÇO:
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Av. Tiradentes, 676
Luz
Tel.: 3326-5393
Até o dia 30 abril. De 3ª a 6ª, das 9h às 17h; sáb. e dom., das 10h às 18h
Ingresso: R$ 6 (estudantes pagam meia-entrada); grátis aos sábados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face