“O Tempo e o Vento”: da literatura para os cinemas

Baseado na obra de Erico Verissimo e com direção de Jayme Monjardim, estreia nos cinemas dia 27, sexta-feira, o longa O Tempo e o Vento. “Essa é uma das obras mais importantes do Brasil. Ter a oportunidade de dar vida aos personagens do Erico Verissimo com toda essa produção nos deixa orgulhosos do nosso trabalho. E o País volta a acreditar na nossa cultura”, afirma Jayme Monjardim.

O drama conta a história de duas famílias opostas, a Terra Cambará e a Amaral, que viveram em confronto durante 150 anos. Diante desse combate, o filme acompanha a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras. No elenco estão grandes nomes como Fernanda Montenegro, Paulo Goulart, Thiago Lacerda, Cleo Pires, Marjorie Estiano, José de Abreu, entre outros.

A ideia desse projeto existe desde 2005, quando liguei para o Luís Fernando Verissimo e disse que precisava fazer esse trabalho. É uma obra que merecia uma adaptação mais moderna. Quanto ao elenco, O Tempo e o Vento tem 125 atores. Alguns sabíamos desde o início, como a Fernanda Montenegro para o papel da Bibiana, que aceitou o convite e foi bárbaro. Só na 12ª versão do roteiro foi definido o tom do filme. Chegamos à conclusão que era preciso dar uma visão feminina à obra através do olhar da Bibiana, mostrar a força das mulheres dessa família. Para mim, o amor da Bibiana pelo Capitão Rodrigo é o fio condutor do filme. E o cenário usado é impressionante. Fazer um filme como ‘O Tempo e o Vento’ em estúdio seria impossível. Falamos de terra, origem e raízes. Nessa região toda, você tem uma luz linda, os locais, a natureza, todos os ingredientes que darão vida a esse universo do Erico Verissimo. Foi maravilhoso filmar no Rio Grande do Sul. Admiro a cultura, a tradição e a vontade de preservar a história. É realmente incrível realizar o sonho de fazer o filme, tendo em vista a importância dessa obra”, revela.

Informações:
Elenco: Cleo Pires; Fernanda Montenegro; Janaína Kremer; José de Abreu; Leonardo Machado; Leonardo Medeiros; Marjorie Estiano; Paulo Goulart; Thiago Lacerda e outros
Direção: Jayme Monjardim
Gênero: Drama
Duração:127 min.
Distribuidora: Paris Filmes.
Classificação: 14 Anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *