O que esperar da Black Friday 2014?

FÁTIMA BANA*

Este ano teremos mais uma edição da Black Friday no Brasil, mas o que esperar? Estamos amadurecendo. Este evento, olhando sob o prisma das empresas, em um primeiro momento tiveram problemas com seus próprios sistemas, servidores, não responderam à grande demanda da data, depois tiveram problemas com as próprias promoções, o famoso jeitinho brasileiro na Black Friday, criou o famoso bordão “tudo pelo dobro da metade do preço”, que todos nós, que trabalhamos com e-commerce, tanto ouvimos dos clientes.

Porém, já no ano passado, a instituição que trouxe esta data promocional para o Brasil fez um excelente trabalho de orientação das empresas para este momento e já vimos tanto no online como no ambiente físico (lojas e shoppings), as promoções de forma mais real. Claro que precisamos entender que estamos em outra cultura, muito diferente da Cultura Black Friday americana, que acontece próximo ao dia de Ação de Graças (o comportamento do cliente está no clima de presentear) e o comércio americano vende apenas à vista e é a maior data do varejo antes do Natal. Aqui no Brasil é diferente, temos o parcelamento, nossa política de frete é complicada e o espírito de Natal do consumidor brasileiro chega junto com o 13º, tudo isso faz com que o nosso cenário para a Black Friday seja bem diferente dos padrões americanos, e é preciso ter isso em mente.

Para o consumidor, a data vem se tornando importante e esperam-se preços baixos. Para tanto, deve-se pesquisar semanas antes, verificar o preço real do produto, os percentuais apresentados, qual é o preço mais atrativo, à vista ou no boleto ou o parcelamento. É importante que o consumidor veja o momento como uma oportunidade de compra no varejo e uma forma de adiantar os presentes de Natal, por isso é importante aproveitá-la e pesquisar bastante, pois apenas com conhecimento podemos fazer boas escolhas.

No mais, podemos esperar que essa data se torne algo cada vez mais factível no nosso calendário promocional, cabe a todos nós empresários e consumidores aproveitarmos esse momento da melhor forma. Boas compras!

* Fátima Bana é consultora em marketing digital, e-commerce e comportamento do consumidor, Mestre em comportamento digital do consumidor pela UCLA/USA, também é certificada EFMD (European Foundation for Management Development) com o selo CEL. Possui mais de 10 anos de experiência em estratégia e inteligência de marketing digital e offline no varejo. Pós-graduada em comunicação com o mercado pela ESPM.

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