“O Gato de Botas, Uma Aventura no Brasil”

Um gato, uma princesa rebelde e um camponês medroso. Junte a eles a rainha, um gigante, piratas atrapalhados e aventuras em alto mar. Por fim, adicione generosas pitadas de cultura brasileira, como o samba e o acarajé. Esta é a receita de Fezu Duarte (diretora de Os Saltimbancos – 4 anos em cartaz), para a nova montagem infantil da Cia. La Mariquita, O Gato de Botas, Uma Aventura no Brasil.

Em cartaz até 27 de outubro no Teatro Viradalata, em Perdizes, o espetáculo musical é baseado no clássico O Gato de Botas, escrito em 1697 por Charles Perrault (1628-1703). A encenação transporta os costumes e personagens do século XVII para o Brasil atual, propondo um diálogo entre o “jeitinho brasileiro” e a conhecida malandragem do Gato de Botas. Escrito por Caru Ramos em parceria com Flávia Maria, o infantil aborda aspectos da cultura brasileira, como a música e a culinária.

Na peça um moleiro tinha três filhos. Na hora de sua morte repartiu aos herdeiros seus únicos bens. Deu ao primogênito o moinho; ao segundo, o seu burro; e ao mais moço apenas um gato. Este último ficou muito descontente com a parte que lhe coube da herança, mas o gato disse: “Meu querido amo, compra-me um par de botas e, em breve, te provarei que sou de mais utilidade que um moinho ou um asno.” A mocinha rebelde simula seu próprio sequestro por piratas, para fugir da vidinha de princesa e formar uma carreira de detetive em um país chamado Brasil. O gato e seu amo acabam fazendo uma longa viagem, desembarcando na Bahia. Na aventura, os dois vivem grandes experiências, permeando o rico universo da cultura brasileira. Embalado por canções e ritmos genuinamente brasileiros, desde o samba até a bossa-nova, o espetáculo conta ainda com personagens marcantes da nossa cultura, como uma baiana que além do sotaque e do acarajé traz também toda a mística da Bahia e um moleque carioca, com seu jeito malandro e despojado, que vende até ingressos para a Copa do Mundo.

SERVIÇO:
Teatro Viradalata
Rua Apinajés, 1387 – Perdizes
Tel.: 3868-2535
Até 27 de outubro
Hor.: Todos os domingos, às 11h30
Ingressos: R$ 30
Classificação: 2 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *