O Brasil na Arte Popular em cartaz no Sesc Belenzinho

Com cerca de 400 obras, de 51 artistas de 12 Estados brasileiros, a exposição O Brasil na Arte Popular permanece em cartaz até o dia 10 de agosto no Galpão do Sesc Belenzinho. O espaço, com curadoria da antropóloga Angela Mascelani, traz temáticas que abrangem as atividades cotidianas, festivas e imaginárias do povo brasileiro, destaca o artista individual, com pensamento, criação formal e soluções plásticas, além das coletividades criadoras, com estilos próprios e marcas comuns, como do Alto do Moura (Pernambuco), Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais) e Juazeiro do Norte (Ceará).

As obras são do Museu Casa do Pontal, que detém o maior e mais significativo acervo de arte popular do Brasil. Com a missão de proteger, conservar e exibir um conjunto de mais de 8 mil obras, uma das funções é promover a divulgação criteriosa dos artistas e das obras, tendo por base a realização de pesquisas nos principais centros de produção. “O critério da curadoria foi pela seleção de obras potentes capazes de transmitir ao público a força desta produção no Brasil. Além disso, o ambiente tem como objetivo oferecer uma visão sincrética acerca do mundo cultural no qual floresce a arte popular brasileira. E mostrar as maneiras por meio das quais os participantes deste segmento, historicamente situado nas periferias e nas zonas rurais, atualizam suas presenças no cenário contemporâneo do País e nos novos contextos urbanos”, explica Angela Mascelani.

A curadora acrescenta ainda que “a exposição quer possibilitar o surgimento de reflexões sobre a arte popular brasileira tradicional, de inspiração rural e como esta arte vem se transformando no Brasil altamente urbanizado da contemporaneidade”.

SERVIÇO:
Sesc Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1.000
Belenzinho
Tel.: 2076-9700
Até o dia 10 de agosto
Hor.: De 3ª a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 19h – Entrada franca
Classificação Livre
www.sescsp.org.br/belenzinho

One Response to O Brasil na Arte Popular em cartaz no Sesc Belenzinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face