Natal Iluminado 2014 deixa a Capital mais colorida

Com a chegada do mês de dezembro a cidade de São Paulo entrou no clima de festa com Natal Iluminado 2014, iniciativa da Prefeitura de São Paulo por meio da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de turismo e eventos da Cidade).

A abertura oficial aconteceu no dia 29 de novembro, com celebração de um Ato Ecumênico na Catedral da Sé, realizado em parceria com a Associação Comercial de São Paulo. A cerimônia, com a presença de autoridades, foi presidida pelo Cardeal Dom Odilo Scherer e em seguida houve a apresentação da Sinfônica Heliópolis e Coral da Gente, ambos do Instituto Baccarelli.

De acordo com o presidente da SPTuris e secretário municipal para Assuntos de Turismo, Wilson Poit, o Natal Iluminado é um dos projetos mais gratificantes realizados pela Cidade. “É sempre um prazer ver a população e os turistas passeando pelas ruas para apreciar São Paulo, que fica ainda mais bonita nessa época do ano. É um momento de confraternização da Cidade e que deve mesmo ser celebrado”, diz. Poit ressalta que os trabalhos para instalação da decoração estão dentro do prazo e conforme o cronograma. “Vamos fazer a abertura do Natal este ano inclusive alguns dias antes do que foi no ano passado. A equipe está trabalhando bastante e as atrações ficarão prontas dentro do previsto”, afirma.

Atrações municipais
Nas ruas da Cidade, a decoração conta com 80 locais. A iluminação conta com mais de 2,5 mil árvores, entre naturais e de LED, espalhadas por todas as regiões. Serão utilizadas sete milhões de lâmpadas, 1 milhão a mais do que em 2013. Essa quantidade é para iluminação de árvores naturais em ruas, praças e avenidas, como Vale do Anhangabaú, praça João Mendes, avenida São Luís, av. 23 de Maio, praça da Sé, Clube Tietê, praça Roosevelt, Largo do Cambuci, praça Campo de Bagatelle, av. Pompéia, av. Rebouças, av. Dr. Arnaldo, Largo São Francisco, Largo do Paissandu, rua Gen. Osório X av. São João, av. Nove de Julho, av. Brás Leme, rua Vergueiro, Largo da Matriz, av. Sumaré, Largo da Vila Prudente, rua Oscar Freire e muitas outras. Já as árvores de LED possuem 3,8 metros de altura e estão localizadas no Vale do Anhangabaú, av. 23 de Maio, Radial Leste, Largo da Batata, entre outros.

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (Seme) também contará com uma programação especial no recém-inaugurado Centro Esportivo e de Lazer Tietê, na zona Norte, até o dia 20 de dezembro. Além de presépio e outras decorações expostas no parque, haverá uma programação diária com gincanas natalinas, apresentação de circo e diversas atividades que misturam esporte com o Natal, voltadas especialmente para famílias com crianças.

Subprefeituras
Nas praças das 32 subprefeituras da Capital também é possível encontrar Árvores de Natal. Cada uma terá cinco metros. Na região da Subprefeitura Mooca, a praça Ciro Pontes, o Largo Nossa Senhora do Bom Parto, Largo São José do Belém, praça Sílvio Romero e praça São Luiz do Maranhão receberão a Iluminação Natalina da Prefeitura. Já no dia 14, domingo, haverá um Passeio Ciclístico com o percurso de 10 km pelas ruas da Mooca. Os interessados em participar ganharão uma camiseta mediante a entrega de um brinquedo novo, que será doado a uma instituição beneficente.

Projetos especiais com a iniciativa privada
O Natal Iluminado 2014 de São Paulo também conta com outros projetos realizados com patrocínio ou apoio da iniciativa privada. Entre elas está a iluminação da Ponte Governador Orestes Quércia, mais conhecida como Estaiadinha, na região Norte da Cidade. Patrocinada pela empresa Tecnolamp, o local ficará enfeitado com dezenas de estrelas de 2 metros revestidas com mangueiras luminosas até o dia 6 de janeiro de 2015, todos os dias, das 19h às 5h.

A rua Oscar Freire, famosa pelas lojas de grifes e outros produtos de luxo, será iluminada pela Reud Brazil, até 6 de janeiro. O trecho da via que fica entre a rua Melo Alves e a Alameda Casa Branca terá 110 copas de árvores naturais iluminadas com cerca de 800 “pingos” de luz.

O lago do Parque Ibirapuera, outro projeto realizado desde 2004, será novamente outra grande atração para o público. A Fonte Multimídia é promovida este ano pelo Pão de Açúcar e a Avon. Neste local, acontece a projeção de imagens acompanhada de músicas em uma coreografia nas “águas dançantes” da fonte. São duas apresentações diárias, a primeira às 20h30 e a outra às 21h, com duração de 30 minutos cada até 6 de janeiro. Além do espetáculo da Fonte Multimídia, 200 árvores no entorno do lago do Ibirapuera estão decoradas com aproximadamente um milhão de lâmpadas e 200 flashes de LED, deixando todo o espaço em clima natalino.

Já no dia 13, sábado, às 20h será inaugurada a Árvore do Ibirapuera, que reproduz todo encanto e magia do Natal.

As pontes Octávio Frias de Oliveira e Estaiada estão iluminadas com patrocínio da Vivo em parceria com a TV Globo. Será possível vislumbrar a decoração diariamente, das 19h às 5h, até 6 de janeiro.

São Paulo também conta com o tradicional Palco de Natal da Avenida Paulista montado com patrocínio da Sadia. A Sadia também patrocina a iluminação do Parque Trianon e as já típicas guirlandas nos postes do canteiro central da Paulista.

Em outra ação, esta com a Bradesco Seguros, São Paulo conta com um Trenó do Papai Noel puxado por bicicletas na Avenida Paulista, durante dois finais de semana que antecedem o Natal: dias 13 e 14 e também 20 e 21 de dezembro. Aos sábados, o veículo ficará estacionado na Praça do Ciclista, das 17h às 22h, para que o público possa interagir. Depois desse horário, o trenó circulará na avenida das 22h às 2h, dentro do período da ciclofaixa de lazer especial de Natal, que funcionará durante toda a madrugada até o dia seguinte. Aos domingos, das 10h às 16h, o trenó sobre rodas ficará o tempo todo em movimento pela avenida, voltando sempre para paradas na Praça do Ciclista.

SERVIÇO:
Natal Iluminado 2014
www.cidadedesaopaulo.com/natal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face