Movimente-se: Participe da “Virada Esportiva 2013”

Nos dias 21 e 22, sábado e domingo, acontece a sétima Virada Esportiva. A Secretaria de Esportes Lazer e Recreação promoverá mais de duas mil atividades em cerca de 200 locais espalhados por toda a Cidade. Centros esportivos municipais, parques, CEUs e outros cartões postais como o Vale do Anhangabaú e o Memorial da América Latina serão ocupados desde as 8h da manhã do sábado até as 18h do domingo, com a missão de trazer um final de semana ininterrupto de atividade física, esporte, lazer e recreação em uma maratona de 34 horas planejada com dois objetivos: descentralização e participação.

Mais de 95 dos eventos oferecidos na programação serão participativos, isto é, atividades em que o público pode experimentar na prática algum tipo de atividade esportiva, lazer ou recreação. O mapa da programação espalha-se por todas as 31 subprefeituras com opções em todas as regiões da Capital. Segundo pesquisa do Ibope realizada durante a sexta edição do evento, em junho de 2012, 99% dos paulistanos participantes aprovaram a realização da Virada Esportiva.

Neste ano o evento coincide com duas datas importantes para a cidade de São Paulo: no dia 21, sábado, é o Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência e no dia 22, domingo, a celebração do Dia Mundial Sem Carro. A utilização do transporte público e de outros meios como a bicicleta será incentivada na Virada. Pessoas com deficiência física ou intelectual também terão diversas atividades durante todo o final de semana esportivo.

E a prática esportiva em horários inusitados durante a madrugada não acontecerá apenas nos dias 21 e 22 de setembro. Pensando em continuar oferecendo a oportunidade da prática noturna de esportes a Prefeitura passa a executar o programa Revirando A Virada exatamente uma semana após a realização da sétima edição do evento. A partir do dia 28 de setembro, onze centros esportivos e o Parque Ibirapuera irão passar a funcionar por 24 horas nos finais de semana. Até 2016, 32 equipamentos esportivos vão fazer parte do Revirando a Virada.

Atividades na região
A Virada Esportiva tem como um de seus principais objetivos facilitar o acesso de toda a população ao esporte, lazer e recreação e na zona Leste não será diferente. Em Itaquera, no Parque do Carmo (sáb. e dom., das 9h às 17h) será realizado o Air Show, com simulador de paraquedismo, balão de ar quente, simulador de asa delta e bungee jump. No local ainda haverá o Circo no Parque (sáb. e dom., das 9h às 17h). No SESC Itaquera, será possível praticar tênis (sáb. e dom., às 11h), balonismo (dom., às 9h), bumerangue (dom., às 13h30) e soltar pipas (sáb., a partir das 13h30).

O Parque Esportivo dos Trabalhadores (PET) também será um dos principais pontos dessa Virada Esportiva. No local haverá torneio de tênis (sáb., às 20h até dom., às 4h), a corrida infantil da SEME (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo) (sáb., das 8h às 12h) e o evento Rei da Piscina (dom., das 8h às 18h). Nele, o público poderá aproveitar o clima gostoso da primavera para aprender as técnicas do wakeboard, jogar frescobol, entre outras atividades. O PET também recebe a já tradicional Corrida 24 horas (com início no sábado, às 14h e término no domingo, também às 14h).

Já no SESC Belenzinho haverá um bate-papo com o ex-atleta Claudinei Quirino. O medalhista olímpico contará um pouco da sua trajetória esportiva desde a infância até suas conquistas, no dia 21, sábado, às 11h. Às 15h, tem início um circuito de Miniatletismo com saltos, corrida com barreiras e corridas de velocidade para estimular a interação entre pais e filhos, com orientação do próprio ex-atleta. Na noite do sábado, dia 21, às 22h, o público poderá participar de uma vivência de Enduro a Pé. Fechando a programação, no dia 22, domingo, às 9h, os participantes terão a oportunidade de escolher entre uma aula teórico-prática, com instrutores de Atividade Física do SESC, sobre Caminhada e seus benefícios, e um Passeio Ciclístico Cultural, que irá apresentar o bairro no seu contexto histórico e cultural, mostrando um outro olhar sobre a região e estimulando a novas descobertas. Às 14h, a atividade Caça ao Tesouro encerra a programação dedicada à Virada Esportiva no SESC Belenzinho.

Para quem curte andar de bicicleta por São Paulo, o polo da Penha será uma ótima opção. No Centro Esportivo Vila Manchester haverá o Lazer sobre Rodas (dom., das 9h às 17h), que consiste em ciclismo com obstáculos recreativos para todas as idades. Além disso, acontecerá um passeio ciclístico (dom., das 8h às12h) com saída e chegada na avenida Calin Eid, 1327 (Tiquatira). A volta passará pelo Parque Linear.

Confira a programação completa da Virada Esportiva no site www.viradaesportiva.prefeitura.sp.gov.br

SERVIÇO:
Centro Esportivo Vila Manchester
Praça Haroldo Daltro, s/nº
Vila Manchester
Tel.: 2295-2391

Parque Esportivo dos Trabalhadores (PET)
Rua Canuto de Abreu, s/n°
Tatuapé
Tel.: 2671-8788

Parque do Carmo
Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951
Itaquera
Tels.: 2748-0010 / 2746-5001

SESC Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1.000
Belenzinho
Tel.: 2076-9700

SESC Itaquera
Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1.000
Itaquera
Tel.: 2523-9200

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *