Mostra expõe viagem de Mário de Andrade à Amazônia

Até o dia 05 de maio a Caixa Cultural São Paulo recebe a exposição de fotografias Mário de Andrade: etnógrafo-fotógrafo-poeta, com curadoria da pesquisadora Adrienne Firmo. Organizada a partir do acervo do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB), a mostra traz a público um recorte de 60 fotografias em preto-e-branco realizadas pelo intelectual paulistano Mário de Andrade (1893-1945) em 1927, durante viagem ao Estado do Pará e ao Peru. A cultura nacional e o povo foram os interesses maiores do escritor paulistano que, em 1927, no intuito de desbravar o Brasil, realizou uma viagem etnográfica pelo Norte do País, descrita por ele como Viagem pelo Amazonas até o Peru, pelo Madeira até a Bolívia, e pelo Marajó até dizer chega. Durante o trajeto, fez registros fotográficos e escritos sobre a paisagem, o homem e a cultura da região. As imagens de Mário de Andrade revelam o universo do trabalho e do trabalhador distantes dos grandes centros urbanos do período: São Paulo e Rio de Janeiro.

Nessas fotos estão registrados os labores no campo com a cana, o café e o gado; os de populações ribeirinhas no transporte de madeira e alimentos; os mercados dos grupos urbanos; as trocas entre citadinos e indígenas; além de referências aos trabalhos femininos como a lavagem de roupas.

SERVIÇO:
Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – Infos.: 3321-4400 – or.: De 3ª a dom., das 9h às 20h – Entrada Franca – Classificação etária: livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *