Mostra da Turma da Mônica apresenta figurinos originais e atuais do musical

O encanto de Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta, o Musical está no ar. A exposição Amor como Manda o Figurino mostra, até 14 de dezembro, no Espaço Cultural Porto Seguro, os figurinos originais da primeira montagem do musical de 1978 e as novas criações de Fause Haten para a superprodução realizada em 2013.

Para a remontagem, o conceituado estilista e artista topou o desafio de criar os figurinos da peça. Como manter o traçado característico de Mauricio e fazer roupas que casam com a época e as personagens? Para Fause foi como revisitar a infância: “Foi uma delícia fazer esse trabalho porque a Turma da Mônica fez parte da minha infância. Sempre tinha uma revistinha em casa, e até hoje adoro ler as histórias”.

No coração de São Paulo, as paredes do Espaço Cultural Porto Seguro guardarão adereços, peças da cenografia projetada por Paulo Corrêa, vídeos com os processos de criações, cartazes da peça e os grandiosos figurinos. Alguns vêm do espetáculo de 1978, como o vestido da Mônica, preservados mesmo com o incêndio do teatro TUCA. Outros têm a ousadia de Fause Haten, mas poderiam ter saído da época elisabetana, na Inglaterra de Shakespeare.

Todos os figurinos ficam expostos nas paredes do Espaço Cultural Porto Seguro, decoradas com as cores do espetáculo. Ao caminhar pela exposição, detalhes como cartazes e livretos são revelados, recriando o mundo da peça. Para quem quer interagir, um banco bem no centro serve de amparo para uma divertida foto com as personagens.

A cereja do bolo fica por conta do vestido com 90 mil cristais, criado por Fause, que Julieta Monicapuleto usa. Inteiramente bordado à mão, ele reluz e encanta pelo capricho e imponência. Ele e o restante da coleção são uma viagem à memória afetiva de quem cresceu com os gibis da Mônica e passou para os filhos, mas ainda se encanta com esse mundo mágico.

SERVIÇO:
Até 14 de dezembro – Espaço Cultural Porto Seguro – Av. Rio Branco, 1.489 – Campos Elíseos
Tel.: 3337-5880 – De 3ª a 6ª, das 10h às 19h; sáb. e dom., das 10h às 17h – Entrada Gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *