Mitos da blindagem automotiva

A blindagem automotiva tem se tornado cada vez mais uma alternativa de proteção frente ao crescimento da violência urbana no País, não apenas nos grandes centros, como também nas cidades litorâneas e do interior.

De acordo com o último levantamento da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), foram blindados no País 4.275 veículos somente no primeiro semestre de 2012, um aumento de 4,92% na comparação com o mesmo período de 2011.

O número crescente de demanda fez encher os olhos de muitos oportunistas que, na busca insana pelo consumidor mal informado, faz promessas arriscadas, perigosas e até algumas vezes impossíveis de se cumprir.

O profissional Fábio Rovedo de Mello revela algumas dúvidas comuns que permeiam o setor de blindagem de veículos no Brasil, confira!

O RETRATO – A blindagem de nível I, além de agregar muito menos peso ao carro, consegue suportar disparos de pistolas como a 9 mm?
FÁBIO MELLO – A blindagem de nível I é permitida pelo Exército Brasileiro, órgão que regulariza e fiscaliza o setor. Esse nível, porém, garante proteção apenas contra disparos de armas de calibre 22 e 38, de acordo com a norma de resistência balística NBR 15000. Quanto ao peso, o que define o nível de blindagem é, justamente, o número de camadas dos componentes que constituem a blindagem. Assim, quanto maior o nível, maior a quantidade de material e, por isso, mais elevado o peso do veículo.

OR – Existe blindagem barata, muito abaixo do custo praticado pela maioria das blindadoras?
FÁBIO – O processo para se blindar um veículo é complexo e envolve uma série de profissionais especializados. Para receber a proteção, o carro é totalmente desmontado, as peças recebem o reforço uma a uma, de forma personalizada, já que cada modelo de cada marca tem curvas e medidas específicas. O uso de todo esse material, somado à tecnologia que envolve o processo, faz da blindagem um procedimento de custo elevado. Assim, ao definir a blindadora que executará o serviço, desconfie e fuja das que oferecem valores muito abaixo das demais.

OR – Os pneus podem ser blindados?
FÁBIO – Não existe blindagem de pneus. É possível, porém, que cada roda receba um sistema de proteção, que pode ser uma cinta de aço ou produzida por polímeros especiais. Esses dispositivos permitem que o veículo rode por alguns quilômetros a certa velocidade (dependendo do sistema aplicado e das características do mesmo), aumentando a probabilidade de deslocamento até uma zona de segurança.

OR – É possível manter a transparência e funcionalidade do sistema do teto solar e/ou panorâmico do veículo, mesmo após sua blindagem?
FÁBIO – Algumas empresas, para tentar atrair o cliente, prometem alguns diferenciais como esse. No entanto, é impossível proporcionar a funcionalidade total desse item, tendo em vista a espessura e o peso da peça blindada que substitui a original. Esse acréscimo tornaria o sistema de acionamento incompatível com a nova peça agregada. Além disso, quem blinda um carro é porque busca o máximo de proteção. Aberto, o teto solar torna o veículo totalmente vulnerável dependendo do local e da situação em que se encontra.

OR – Com o uso da manta de aramida, não é preciso mais o uso de aço?
FÁBIO – O avanço da tecnologia permitiu que a blindagem automotiva, que em tempos atrás era feita integralmente com a aplicação de aço, pudesse ser realizada com o uso de mantas de aramida, tecido formado por fibras muito leves, mas de alta resistência e de grande absorção de energia. Por ser muito flexível e maleável, porém, sua instalação na lataria do carro deixa alguns pontos vulneráveis, principalmente nas extremidades, onde o fim de uma placa de manta se junta ao começo de outra. Para sanar esses pontos, é obrigatória a instalação de uma sobreposição em aço, o chamado overlap. Ele tem que estar presente sempre que houver uma descontinuidade do material resistente. Deve, também, se estender sobre as extremidades de ambas as partes, o que é conhecido tecnicamente como “travamento de borda”, a fim de que a proteção seja 100% efetiva.

SERVIÇO:
Concept Blindagem – www.conceptblindagens.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *