Luiz Lopes segue na Fórmula Truck com equipe própria e caminhão Iveco

O piloto paulista Luiz Lopes, patrocinado pela revista Em Dia, jornal O Retrato e L&L Veículos, vai cumprir em 2013 sua terceira temporada na Fórmula Truck. Para Luiz os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano representarão o início de uma condição inédita – a de piloto e dono de equipe. Ele adquiriu a estrutura da equipe defendida por Fred Marinelli até 2012, incluído seu caminhão Iveco. Agora rebatizada como Lucar Motorsports, a equipe terá sede na cidade paranaense de Cascavel.

A preparação do piloto para a temporada 2013 foi marcada por uma sessão de testes que aconteceu no dia 25 de fevereiro no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel. “Foi meu primeiro contato com o caminhão, e não dá para deixar de fazer comparações”, falou Luiz. “O Mercedes-Benz enche (a turbina) bem mais rapidamente, mas o Iveco tem mais chão, é mais equilibrado”, constatou. “Trabalhamos bastante em amortecedores, pensando na corrida de Tarumã. As pistas de Cascavel e Tarumã são bem parecidas, é um referencial bem válido”, considerou. A escolha de Cascavel para a sede da Lucar Motorsports é justificada pelo coordenador técnico da equipe, Valdinei “Baté” dos Santos, residir na cidade. “Já providenciamos um espaço para todo o trabalho da equipe”, afirma.

Lopes estreou na Fórmula Truck em 2011, pilotando o Scania da Ticket Car Corinthians Motorsport. Foi 19º no Campeonato Brasileiro, tendo o sexto lugar na etapa de Londrina como melhor resultado. Em 2012, pilotando o Mercedes-Benz da ABF Racing Team, foi 17º no Brasileiro e 12º no Sul-Americano, contabilizando como melhor resultado o quarto lugar na etapa realizada em setembro na pista de Alta Gracia, na província argentina de Córdoba.

A adoção do Iveco trará novos desafios a Lopes. “Trocar de caminhão faz o processo todo retroceder um pouquinho. No ano passado eu já estava vestindo o caminhão, consegui resolver alguns probleminhas que ele teve, existia um certo tipo de entrosamento, e vou ter que buscar isso tudo de novo. Vai levar um tempo, alguns meses, para pegar a mesma confiança no Iveco. E não posso negar que estou ansioso para iniciar esse trabalho”, diz.

A primeira etapa da temporada de 2013 que acontece no dia 10, domingo, às 13h, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS) vai confrontar os pilotos da Fórmula Truck. “Vai ser um novo início, e desta vez com a responsabilidade de acumular as funções de piloto e de chefe de equipe. Pretendo conciliar isso da mesma forma como conduzo minhas outras atividades. Na pista, o objetivo é me firmar no grupo dos oito mais rápidos”, estipula Luiz Lopes.

Quando perguntado sobre o que os leitores do jornal O Retrato podem esperar da corrida, Luiz afirma que a corrida será uma novidade para ele. “Só na hora teremos a certeza do que irá acontecer. O caminhão está bem ajustadinho e está ‘bem na mão’. A minha expectativa é de que cheguemos bem próximo ao título este ano”, concluiu. Confira na próxima edição uma matéria sobre a corrida!

Calendário do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck 2013
10 de março – Tarumã (RS); 7 de abril Londrina (PR); 19 de maio – Caruaru (PE); 9 de junho – Goiânia (GO); 7 de julho – Interlagos (SP); 4 de agosto – Cascavel (PR); 8 de setembro – Córdoba (ARG); 13 de outubro – Guaporé (RS); 10 de novembro – Curitiba (PR); 8 de dezembro – Brasília (DF).

Fonte: Fórmula Truck

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *