Jennifer Lawrence e Bradley Cooper atuam novamente juntos nas telonas

No dia 07, sexta-feira, o filme Trapaça (American Hustle) estreia nos cinemas. Vencedor do Globo de Ouro nas categorias: Melhor atriz de comédia ou musical com Amy Adams; Melhor atriz coadjuvante com Jennifer Lawrence e Melhor filme de comédia ou musical. O longa ainda lidera o Oscar 2014, com 10 indicações, ao lado de Gravidade, no qual concorre como: Melhor filme, Melhor diretor, Roteiro original, Figurino, Montagem, Direção de arte, Melhor ator com Christian Bale, Melhor atriz com Amy Adams, Melhor Ator coadjuvante com Bradley Cooper e Melhor Atriz coadjuvante com Jennifer Lawrence.

O filme gira em torno de Irving Rosenfeld (Christian Bale), um grande trapaceiro que trabalha com a sócia e amante Sydney Prosser (Amy Adams). Os dois são forçados a colaborar com um agente do FBI (Bradley Cooper), infiltrando o perigoso e sedutor no mundo da máfia. Ao mesmo tempo, o trio se envolve na política do país, através do candidato Carmine Polito (Jeremy Renner). Os planos parecem dar certo até a esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence), aparecer e mudar as regras do jogo.

A história se concentra em personagens que estão tentando mudar suas histórias através de um processo de reinvenção. “São filmes sobre pessoas cujas vidas não saíram do modo como elas queriam ou planejavam”, explica o diretor David Russell, famoso pelos filmes: O Vencedor (The Fighter) e o O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook).

A ideia da trapaça perpassa todos os aspectos do filme”, acrescenta o produtor Charles Roven, que continua: “Em grande parte, o longa fala sobre as muitas maneiras pelas quais nós enganamos o outro ou nós mesmos. Quando você está preso a um emprego que odeia ou a uma relação disfuncional, você se convence de que está tudo bem, de que vai ficar tudo bem. Todos nós temos que encontrar maneiras de sobreviver, porque é só o que podemos fazer. E é isso que os personagens fazem no filme”.

Confira entrevista com o diretor do longa:

O RETRATO – Como você definiria os personagens do filme?
David Russel – Eles passam o filme inteiro em um acerto de contas consigo mesmos. Os personagens têm sua autoimagem fragmentada e estão se perguntando não apenas o que eles irão fazer, mas como irão voltar a apreciar a vida outra vez. E isso é importante para mim com relação ao modo como perseveram, saem fortalecidos, mais humildes e com um amor intacto ou renovado. Não se trata de um clichê quando isso é vivido ‘dos pés para cima’, nas palavras do próprio Irving.

OR – Você pode falar um pouco sobre a história entre Irving e Sydney?
David – O caso de amor entre esses dois lhes dá um poder especial que todos aqueles que já estiveram apaixonados podem atestar. Quando você está apaixonado, sente que se tornou mais do que a soma das partes, sente que algo divino está acontecendo com você. Para mim, a primeira parte do filme mostra como os dois se apaixonaram, como um faz o outro se sentir especial, o quanto eles amam as suas vidas. E, então, surgem os problemas. Eles precisarão se reinventar a fim de sobreviverem. Mas quando fizerem isso, o que será do seu amor?

OR – Então, na verdade retrata o amor?
David – Apresenta o romance entre Irving e Sydney e o romance inseguro do casamento em declínio de Irving e Rosalyn. Há ainda a amizade entre Irving e Carmine e o casamento de Carmine com Dolly. E, é claro, a arte de Irving enquanto vigarista é, de muitas maneiras, um romance – ele tem a capacidade de encantar, fazer com que as pessoas acreditem e tenham desejos e sonhos.

OR – Qual a sua expectativa quanto à reação do público?
David – Em última instância, espero que o público simplesmente curta o tempo que passar com os personagens. Acima de tudo, quero que se apaixonem por eles. O melhor elogio que alguém pode me fazer é quando saem de um filme e dizem: ‘Adorei todas essas pessoas, eu não queria deixá-las’.

Informações:
Elenco: Christian Bale; Bradley Cooper; Amy Adams; Jeremy Renner; Robert De Niro; Jack Huston; Michael Peña
Direção: David O. Russell
Duração: 138 min.
Distribuidora: Columbia Tristar
Classificação: 14 anos
Distribuidora: Sony Pictures

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *