Incrementando o paisagismo com luminárias e postinhos

Na hora de criar ou renovar o paisagismo é fundamental elaborar um projeto específico para a iluminação, pois valorizará e deixará mais bonitos os jardins, as áreas externas e as edificações. A luz bem distribuída irá realçar elementos importantes tanto da construção como da área verde.

Para isso devem-se usar, por exemplo, balizadores, que são luminárias embutidas no piso ou em paredes, utilizadas para marcar caminhos, sinalizar a presença de degraus e também como elementos decorativos. Estas luminárias externas devem ser escolhidas com base nas características do fabricante (feitas para ambientes internos ou externos) e de acordo com sua utilização.

Procure peças fabricadas para áreas externas com revestimento externo em inox, ou alumínio fundido com pintura eletrostática e vidro com vedação adequada para evitar a infiltração de água na peça.

Há também balizadores de parede, que possuem uma gama de formatos e cores maior do que as peças de piso. Geralmente não devem ser utilizados em piso, pelas características descritas acima.

Como os balizadores não chegam a iluminar os caminhos, neste caso, o mais indicado para a iluminação são os minipostes. Existem hoje postes modernos e delicados, que possuem entre 10cm e 40cm de altura e iluminam os caminhos com foco direto sobre o piso. Outros podem iluminar através de espelhos que refletem a luz diretamente no caminho desejado.

É interessante utilizar postinhos com pintura branca, quando eles são colocados sobre pedrisco ou sobre pisos claros. Postes pretos podem ser utilizados em locais gramados, sobre pisos escuros e decks de madeira, por exemplo.

Para dar um toque de requinte e romantismo, utilize também lanternas de vidro com velas em meio ao paisagismo. A iluminação bem planejada pode levar a um aproveitamento muito maior da área externa durante a noite em dias quentes e agradáveis, para um passeio ou apenas sentar num banco ou cadeira para apreciar a lua e as estrelas.

SERVIÇO:
Daniela Sedo
www.danielasedo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *