Imóvel do casal: como fazer a declaração do Imposto de Renda

Os contribuintes têm até 30 de abril para realizar a Declaração do Imposto de Renda 2013, e muitas dúvidas surgem durante esse período. Uma delas é como se deve declarar um imóvel que está no nome de um casal. Se apenas uma das partes arca com o valor das parcelas, é preciso avaliar qual o regime de bens adotado no momento da união. A partir de então, verifica-se como declarar.

Separação de bens
Se o regime adotado para o casamento é com “separação dos bens”, cada contribuinte deverá declarar a sua parte no imóvel, inserindo as respectivas parcelas do bem na “Declaração Ajuste Anual”.

Bem Comum
Para o imóvel comum ao casal, a propriedade deve ser informada na declaração de uma das partes, somada a outros bens. O outro cônjuge fica responsável por declarar este fato em seu próprio imposto.

Antecipação
A dica mais importante para preencher o IR é adiantar-se. Busque os documentos necessários e esclareça as dúvidas o quanto antes.

SERVIÇO:
Agente Imóvel – www.agenteimovel.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face