Harvard desenvolve aplicativo para contar calorias

Alunos da Universidade de Harvard anunciaram que em breve acontecerá o lançamento de um aplicativo inovador para quem quer fazer dieta: o PlateMate , contador de calorias que faz algo além dos seus concorrentes no mercado. Basta uma foto do prato de comida e o consumidor recebe, em poucos segundos, uma boa estimativa de quantas calorias está prestes a ingerir. Ou, caso seja de sua preferência, pode ler conselhos de nutricionistas sobre cada um dos alimentos da refeição. E, com o uso frequente, levando-se em conta o histórico, o aplicativo ainda faz comentários sobre o plano de dieta, fazendo adaptações.

O PlateMate usa uma ferramenta complexa para redes sociais que envolve crowd-sourcing, coletando dados de grupos de indivíduos. Há também serviços que são pagos, como a análise da combinação dos alimentos escolhidos numa refeição e a estimativa do tamanho das porções que um usuário pode consumir de cada alimento, seguindo seu próprio programa de equilíbrio alimentar. O aplicativo funciona em Android e Iphone. Há também um serviço pago de avaliações nutricionais com profissionais que se dispõem a responder dúvidas online.

Mas a eficácia do serviço depende do engajamento do usuário, já que o aplicativo dificilmente poderia decifrar o conteúdo de uma quiche apenas a partir de uma foto. Neste caso, será preciso que o interessado em fazer a dieta seja absolutamente sincero e preciso na descrição do conteúdo do prato.

Ferramentas de smartphones e mídias sociais já garantiram um papel crescente nos programas de aptidão física e projetos de viver melhor para milhões de usuários no mundo inteiro. Os aplicativos para fitness e dietas ajudam a equilibrar a alimentação e seguir um bom programa de exercícios, com a ajuda de especialistas. Entre os mais procurados estão trackers para exercícios como o Nike Training Club ou o RunKeeper e contadores de calorias como Lose It! e MyFitnessPal.

Fonte: O Globo

Se você tem dúvidas sobre saúde e bem-estar encaminhe um e-mail para vidaesaude@ig.com.br.

CONSULTORIA:
Dr. Rodrigo Federico
Cirurgião Plástico – CRM 111.685

Dra. Paula C. F. Stempniewski
Nutricionista – CRN-3: 28.748/P

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face