Haddad inaugura novo trecho de ciclovia no Anália Franco

BRUNO LEITÃO

No dia 04 de agosto, o prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad (PT), compareceu na av. Vereador Abel Ferreira, localizada no bairro Jardim Anália Franco, para inaugurar mais um trecho de ciclovia para os paulistas, entre as avenidas Salim Farah Maluf e Regente Feijó. Em breve, o trecho vai avançar para o PET (Parque Esportivo do Trabalhador) entre outras adjacências. Ao lado do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, o prefeito entregou a obra, com extensão de 1,1 km e discursou sobre as ideias de ampliação do projeto para a região e as demais localidades da Cidade. “As pessoas terão uma ideia geral depois do quadro concluído. Essas são apenas as primeiras pinceladas para completar o quadro. Assim como toda a rua tem que ter calçada, teoricamente toda rua deveria ter um espaço para o ciclista andar de bicicleta com segurança”, contou Haddad.

Segundo o prefeito, o projeto não serve apenas para melhorar a mobilidade, mas também contribui muito na prevenção de diversos problemas de saúde. “Cada vez mais temos de acabar com o sedentarismo, e não tem outra forma se não com o exercício físico. Então, com a iniciativa das ciclovias, novas oportunidades são disponibilizadas para as pessoas, mesmo que elas utilizem apenas duas ou três vezes por semana, para ir à padaria, ou para ir até o Sesc, já será um exercício físico que elas estarão praticando para melhorar sua condição de saúde, está tudo embutido no projeto”, explicou.

Sobre a velocidade dos carros que trafegam na av. Vereador Abel Ferreira, ainda não se sabe ao certo se haverá diminuição devido aos ciclistas, que agora estarão mais presentes no local. O secretário municipal dos Transportes disse que ainda será preciso analisar o comportamento dos motoristas e dos ciclistas para tomar alguma decisão.

Para os paulistas, a inauguração do trecho e os próximos passos são bem-vindos. Se comparada a várias cidades do mundo, inclusive com um menor número de habitantes, São Paulo está atrasada com relação às obras cicloviárias. Por isso, Haddad garantiu que novos trechos serão entregues com maior frequência. “Toda semana será entregue um novo trecho. A ideia é que em um ano e meio 400 km de ciclovias estejam implantados na Cidade”.

Sem citar trabalhos anteriores, o prefeito comentou sobre a atual participação das bicicletas na metrópole e seus benefícios com relação ao trânsito. “Não é concebível que cidades muito menores tenham 600, 700, 800 km de ciclovias enquanto nós temos 60 km, é inconcebível. Eu insisto em dizer, todo ciclista é um amigo do trânsito, é um carro a menos que saiu da garagem aquele dia, temos de respeitá-lo”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face