Guarita planejada e equipamentos podem garantir mais segurança em condomínios

AMILTON SARAIVA*

Cuidados com a segurança são imprescindíveis. Ano após ano é possível perceber um aumento significativo da violência e atitudes criminosas como roubos, assaltos, arrastões, etc.. Para evitar que residências e prédios comerciais também sofram ações deste tipo, algumas atitudes preventivas devem ser tomadas.

A instalação de sistemas de segurança é eficaz e fundamental. O circuito interno de câmeras pode inibir ações maldosas e, em caso de tentativa de roubo ou assalto, alarmes e botões de pânico podem fazer com que a ajuda chegue mais rápido. Além disso, sensores e cercas elétricas na parte externa podem repelir em primeiro momento qualquer pessoa mal-intencionada. É recomendável que a implantação e o monitoramento desses aparelhos sejam feitos por pessoas treinadas e especializadas por empresas terceirizadas, por exemplo, que conheçam as normas de segurança e saibam sobre toda a rotina e medidas de segurança que devem ser tomadas, a fim de prevenir incidentes e garantir segurança aos moradores e transeuntes de um condomínio.

O local onde o porteiro fica também deve ser bem equipado. A guarita deve ser cega para quem observa do lado de fora, mas de visibilidade total na parte interior para que o porteiro possa ter visão 100% dos arredores. Manter o profissional informado também é uma forma de precaver infortúnios.

Por ser o primeiro contato com os possíveis assaltantes, o porteiro é um ponto estratégico e precisa estar em um local planejado que possua os equipamentos de segurança apropriados, entre os quais uma tecnologia para não cochilar, que impeça que o profissional durma durante seu expediente ao disparar alarmes em determinados intervalos de tempo que só param de tocar quando o botão for apertado pelo porteiro.

Outro fator que pode garantir maior segurança é tomar muito cuidado ao contratar funcionários de condomínios. Sempre é bom lembrar que profissionais de empresas terceirizadas passam por uma triagem rigorosa na contratação e ainda recebem treinamento profissional que abrange diversas situações, tornando-o apto para a realização do trabalho.

*Amilton Saraiva é especialista em condomínios da GS Terceirização. Para saber mais informações sobre dicas de segurança, acesse www.gsterceirizacao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *