Guararema: Exuberância Natural

HUMBERTO ALIPERTI*

Localizada a poucos quilômetros da maior cidade do País, Guararema possui fácil acesso pelas Rodovias Ayrton Senna, Presidente Dutra e Carvalho Pinto, com muito a se ver e admirar, como ilhas naturais repletas de peixes, animais silvestres e uma variada concentração de espécies de mata nativa, remanescentes da Mata Atlântica, banhadas por um rio límpido de águas calmas.

As ilhas são interligadas por pontes que levam o visitante a diferentes pontos sobre as águas do Rio Paraíba do Sul. A natureza deste paraíso resume-se à exuberância de seus parques, praças e às orquídeas cultivadas com todo zelo que levam o nome do município para todo o País, sendo reconhecidas até no cenário internacional.

Igrejas construídas em meados do século XVII, tombadas pelo Patrimônio Histórico, preservam em seu interior mistério e curiosidades. De uma Estação Ferroviária do final do século XIX se pode avistar uma belíssima ponte de ferro inglesa da mesma época. Arte, história e gastronomia também são alguns dos demais atrativos da cidade, que vale a pena ser conhecida!

Turismo e Lazer
· A Ilha Grande é uma ilha do Rio Paraíba do Sul localizada no centro da cidade. O espaço foi reurbanizado e ganhou trilhas que percorrem a ilha, totalizando 400 metros, playground para crianças, área para prática de exercícios físicos e jardins. Além de todos estes atrativos, conta ainda com o NEA (Núcleo de Educação Ambiental), local destinado a debates e aprendizado sobre os assuntos que permeiam a preservação e o respeito pelo meio ambiente.
Endereço: Praça Lydia Custódio Dominguez – Centro
Horário de funcionamento: Diariamente, das 6h às 22h.

· O Parque Municipal Pedra Montada é uma verdadeira escultura da natureza. Construído no entorno de uma belíssima sobreposição de pedras – cada uma medindo cerca de 9m de comprimento por 2,5m de altura, o parque oferece acesso confortável ao visitante, fazendo do trajeto até as pedras um agradável passeio.
Endereço: Estrada Municipal Guararema – Lagoa Nova, km 08 – Hor.: De 3ª a 5ª, das 7h às 18h. 6ª, sáb., dom. e fer., das 7h às 20h. No período de férias, durante todo o mês de julho, o parque funcionará de 3ª a 5ª, das 7h às 22h.

· O Pátio Zé da Bala e a Travessia Dona Victória são espaços destinados à convivência. Ali podem ser vistos painéis que reconstroem parte da história da cidade, e a Travessia sobre o Ribeirão Guararema nos leva ao Parque de Lazer Dona Deoclésia, onde continuamos a viagem no tempo por meio de fotos. O Pátio Zé da Bala homenageia o farmacêutico José Ferreira de Andrade, que ficou assim conhecido por sempre ter os bolsos recheados de balas para distribuir às crianças, e a Travessia Dona Victória é uma homenagem à sua esposa, uma companheira por toda a vida. O acesso a esses espaços dão-se pela Rua 19 de Setembro, no Centro.

· Recanto do Américo ou Pau D’Alho, como é mais conhecido, é um espaço que foi reurbanizado em 2011 e reforçou-se como um dos mais belos e procurados pontos turísticos do Município. Pode-se dizer que é o cartão-postal da cidade, onde se pode desfrutar da tranquilidade, além do belo cenário. O local oferece em toda a sua extensão uma área cravada de recursos naturais, que se interligam em uma praça com todos os equipamentos necessários à sua utilização, como quiosques, bancos, alambrados, decks com vista panorâmica, banheiros e lanchonete. As pontes que interligam a praça às ilhas foram todas construídas sob especificações de normas canadenses e levam o visitante a diferentes pontos sobre as águas do Rio Paraíba do Sul. Endereço: Rua Coronel Ramalho, s/n – Centro

Fonte:
Prefeitura de Guararema

Como chegar
- São Paulo – 80,3 km / Rio de Janeiro – 377 Km / Campinas – 147 Km
- Belo Horizonte – 589 Km

* Humberto Aliperti é colunista e mantenedor do site Moto Tour Viagem; presidente do Moto Clube Esquadrão Selvagem; Conselho Diretor da Associação Comercial Distrital Mooca e Membro da Associação Paulista de Imprensa.

O projeto Moto Tour Viagem tem como objetivo atingir o maior número de leitores que gostam de viajar, conhecer novos lugares, passear e apreciar a boa gastronomia.

Apoio:
· TV Geração Z
www.tvgeracaoz.com.br

· Ass. Paulista de Imprensa
www.api.org.br

· Bar do Paco
www.bardopaco.com.br

receita

Bacalhau à Narcisa

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
- 1 kg de postas de bacalhau dessalgado
- 1 pimentão verde fatiado
- 1 pimentão vermelho fatiado
- 4 batatas com casca pré-cozidas
- 1 cebola
- 10 azeitonas pretas
- 2 dentes de alho picados
- Salsa a gosto
- Sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma frigideira, grelhe as postas de bacalhau até dourarem. Reserve-as. Em outra frigideira, bem quente, coloque um fio de azeite e grelhe todos os legumes. Acrescente sal a gosto e reserve. Coloque as batatas em uma tábua e amasse-as sem deixar desmanchar. Na mesma frigideira que grelhou o bacalhau, coloque um pouco mais de azeite, coloque as batatas e grelhe até ficarem com a casca douradinha. Montagem: Em uma travessa monte as batatas ao centro, em volta os legumes, coloque sobre as batatas o bacalhau para que se destaque. Decore com as azeitonas e a salsa. Regue com um azeite extravirgem e leve à mesa.

SERVIÇO:
Restaurante Quinta da Freguesia
Rua Yole Gasparini, 259
Freguesia da Escada – Guararema
Tel.: 4693-5628
www.quintadafreguesia.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face