GP Aquarius Hotel, em Santa Cruz do Sul, abre segunda metade da temporada

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck abrirá sua segunda metade no dia 17, domingo, no Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, em Santa Cruz do Sul (RS). A sexta das dez etapas previstas no calendário, tendo em disputa o GP Aquarius Hotel, vai determinar os rumos da disputa pelo título da 19ª temporada da categoria, liderada com larga vantagem pelo paranaense Leandro Totti, da RM Competições/MAN Latin America.

Totti vem atingindo façanhas inéditas na Fórmula Truck em 2014. Piloto de um caminhão Volkswagen equipado com motor MAN, o campeão de 2012 venceu as cinco corridas disputadas até agora, nas pistas de Caruaru (PE), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Cascavel (PR). Está 63 pontos à frente do vice-líder paulista Felipe Giaffone, um de seus companheiros de time. As cinco últimas corridas terão em disputa um máximo de 160 pontos.

A vantagem construída por Totti é tão significativa que ele depende de estar entre os cinco primeiros colocados quando o GP Aquarius Hotel chegar a um terço, instante em que há a intervenção programada do Pace Truck para o reagrupamento do pelotão de pilotos na pista, para chegar como líder à oitava e antepenúltima corrida do ano. Jamais, em quase duas décadas de F-Truck, um piloto havia vencido as cinco primeiras etapas de um campeonato.

Se Totti desembarca em Santa Cruz do Sul com um handicap favorável, a terceira edição de uma corrida da Fórmula Truck na cidade representa, para seus adversários, a chance do início da reação. Giaffone, três vezes campeão, esteve no pódio das quatro últimas etapas, com dois segundos, um terceiro e um quinto lugar. Vencedor da última corrida disputada no circuito gaúcho, em 2011, ele tem como meta alcançar o recorde de títulos.

Recorde que pertence a Wellington Cirino, piloto do Mercedes-Benz da ABF-Santos. Único tetracampeão brasileiro da Fórmula Truck, ele liderou duas corridas em 2014, em Curitiba e Cascavel. Terminou as duas em segundo e se colocou em condição real de vislumbrar a liderança, mesmo a 73 pontos de Totti, a desvantagem em relação a Giaffone é de 10 pontos. O envolvimento crescente da Mercedes-Benz com sua equipe é um de seus trunfos.

Dos quatro caminhões de Fórmula Truck que exibem escudos de futebol em suas carenagens, três figuram nas cinco primeiras posições na tabela de classificação do campeonato. Cirino e o brasiliense Geraldo Piquet, pilotos que exibem em seus Mercedes-Benz a parceria com o Santos Futebol Clube, estão em terceiro e quinto. O quarto é Roberval Andrade, da Ticket Car-Corinthians, o também paulista Danilo Dirani, outro piloto do time, está em décimo.

Equipe Lucar Motorsports
Para o piloto paulista Luiz Lopes, patrocinado pelo jornal O Retrato, revista Em Dia e L&L Veículos, a etapa será um momento para relembrar o início da sua carreira. “Há quatro anos, estreei em Santa Cruz do Sul e por isso estou bastante ansioso para fazer o reconhecimento da pista nesta sexta-feira. Durante o intervalo, entre esta e a última corrida, tentamos realizar um teste no caminhão, mas como ele teve alguns problemas precisamos adiar o treino. Mas agora ele já está pronto e vamos ver o que conseguimos fazer de bom”, finaliza Luiz Lopes.

SERVIÇO:
Fórmula Truck
www.formulatruck.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *