Governo de São Paulo amplia programa de reciclagem de óleo de fritura

O Governo de São Paulo está ampliando a rede de postos de coleta de óleo usado de fritura. O número de coletores espalhados pelo Estado de São Paulo vai mais do que dobrar, dos atuais 203 para 420, até 2016.

O principal objetivo é aumentar o volume de óleo usado que tem destinação correta, evitando danos ao meio ambiente, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa e a necessidade de desobstruções de esgoto. Entre janeiro de 2011 e maio de 2012, foram coletadas 172 toneladas de óleo.

Atualmente, o Brasil produz 57 milhões de toneladas de óleo vegetal comestível por ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Cada litro despejado em rios ou lagos polui mais de 25 mil litros de água. O óleo de fritura também entope a rede de esgoto se for jogado no ralo ou vaso sanitário, já que age como aglutinante do lixo descartado indevidamente na tubulação. O óleo também impermeabiliza o solo e gera mau cheiro.

Por outro lado, o óleo e a gordura vegetal servem de matéria-prima para o biodiesel, criando uma alternativa eficiente aos combustíveis fósseis, poupando outros recursos e eliminando emissões de gases de enxofre.

Como entregar o óleo

Para entregar o óleo de fritura, o consumidor deve colocá-lo já resfriado em uma embalagem PET, com a ajuda de um funil, e deixar a garrafa em um dos postos de entrega, sem precisar despejar o líquido. Empresas especializadas fazem a coleta desse óleo, que passa por um pré-processamento para posterior destino à produção de biodiesel.

As garrafas PET coletadas também são recolhidas para serem transformadas em material reciclado, como o que é utilizado nos coletores, que são compactos e móveis para facilitar o transporte e o acondicionamento tanto em pequenas lojas quanto em hipermercados.

Saiba onde entregar o óleo de fritura pelo site: http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=82

SERVIÇO:
Sabesp

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face