Giaffone vence em Londrina e adia decisão do título

Felipe Giaffone liderou de ponta a ponta o GP Petrobras e alcançou na corrida deste domingo (2) em Londrina sua primeira vitória na temporada de 2014 do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Vice-líder da temporada, o paulista da RM Competições dominou a corrida no Autódromo Internacional Ayrton Senna, chegou à 19ª vitória desde sua estreia na categoria e adiou a definição do título para a última corrida do ano.

“Acho que foi a minha vitória mais difícil na categoria. No começo, meu caminhão era perfeito, controlável, mas depois por algum motivo começou a escorregar bastante”, disse na coletiva de imprensa. Ele enfrentou ainda outro contratempo a partir do meio da corrida. “Explodiu o extintor de incêndio, que atrapalhou muito. Sujou todo o vidro da frente, eu não conseguia limpar. Demorou até secar. Mas foi uma disputa bem bacana até o final”, considerou o vencedor.

A torcida de Londrina lotou o autódromo manifestando a expectativa de que o título pudesse ser assegurado com uma etapa de antecipação pelo piloto da cidade, Leandro Totti. Também piloto da RM Competições, ele terminou a prova em terceiro lugar e manteve-se na liderança da competição, agora com 203 pontos. Totti leva 22 pontos de vantagem na tentativa de buscar o segundo título brasileiro. “Errei na classificação, e acabei largando na 12ª posição, e saindo atrás não é fácil, precisei exigir muito mais do caminhão”, avaliou. “Imprimi um ritmo muito forte na corrida. Vi que o Giaffone tinha algum problema, cheguei a ultrapassar, tivemos um toque e perdi posição de novo. Na outra ultrapassagem, acabei forçando mais e queimei o radar. Acho que foi uma corrida muito boa. O importante foi não deixar diminuir muito a diferença no campeonato”, finalizou.

O segundo lugar na etapa foi conquistado por outro piloto paranaense, Wellington Cirino, com um dos Mercedes-Benz da ABF-Santos. Cirino é o único piloto da Fórmula Truck com classificação final definida no campeonato – é o terceiro, posição que será mantida com qualquer resultado na última etapa. “Larguei bem, e fui mantendo um ritmo muito forte do começo ao fim. Tive um pouco de dificuldade no final da corrida, do contrário, acho que teria condições de brigar pela vitória”, especulou. Roberval Andrade, com o Scania da Ticket Car-Corinthians, e Geraldo Piquet, com o Mercedes-Benz da ABF-Santos, completaram a festa no pódio.

O resultado do GP Petrobras consolidou também o título da MAN no campeonato de marcas da Fórmula Truck. A montadora chegou a 418 pontos na tabela de classificação, 116 à frente da Mercedes-Benz, já confirmada como vice-campeã. A Scania chegou aos 181 pontos e assegurou o terceiro lugar final. Iveco, com 98, Volvo, com 84, e Ford, com 55, vão disputar o quarto lugar na décima e última etapa, dia 7 de dezembro em Goiânia (GO).

O campeonato de marcas foi instituído na Fórmula Truck em 2004. Com o título conquistado neste domingo, a MAN chega a cinco e volta à liderança do ranking – os outros quatro foram conquistados pela Volkswagen em 2007 e de 2009 a 2011. A Mercedes-Benz conquistou os títulos de 2006, 2008, 2012 e 2013. Ford, campeã de 2004, Scania, dona da taça em 2005, e Iveco, que ficou com o título do ano passado, completam a galeria de campeãs.

Equipe Lucar Motorsport
Terminando na última colocação, para o piloto paulista Luiz Lopes, patrocinado pelo jornal O Retrato, revista Em Dia e L&L Veículos, a etapa não foi muito boa. “Infelizmente, tive muitos problemas com a suspensão do caminhão e não consegui acertá-lo durante a etapa. Não foi uma corrida boa, pois tive muitas dificuldades”, finaliza o piloto.

A temporada de 2014 da Fórmula Truck tem sua décima e última prova marcada para dia 7 de dezembro, em Goiânia. E o jornal O Retrato trará mais informações sobre o evento, não perca!

Resultado da corrida em Londrina após 28 voltas
1º- Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições
2º- Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF-Santos Desenvolvimento
3º- Leandro Totti (PR/Volkswagen), RM Competições
4º- Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport
5º- Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF-Santos Desenvolvimento
6º- André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições
7º- Diogo Pachenki (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing
8º- Jansen Bueno (PR/Scania), Muffatão
9º- Gustavo Magnabosco (SC/Volvo), ABF Motorsport
10º- David Muffato (PR/Ford), DF Racing Fans
11º- Leandro Reis (GO/Ford), Original Reis Competições
12º- Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport
13º- Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans
14º- Marcello Cesquim (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team
15º- Jaidson Zini (SP/Iveco), Dakarmotors
16º- Valmir Benavides (PR/Iveco), Scuderia Iveco
17º- Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições
18º- Fabiano Brito (PR/Scania), Falsi & Falsi Racing Team
19º- Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports

Classificação do GP Petrobras
1º- Totti, 203 pontos; 2º- Giaffone, 181; 3º- Cirino, 142; 4º- Andrade, 108; 5º- Piquet, 95; 6º- Marques, 82; 7º- Salustiano, 73; 8º- Monteiro, 64; 9º- Dirani, 55; 10º- Jardim, 49; 11º- Cesquim, 46; 12º- Pachenki, 34; 13º- Bueno, 29; 14º- Benavides, 28; 15º- Mascarello, 19; 16º- Rodrigues, 18; 17º- Magnabosco, 16; 18º- Fogaça e Maistro, 14; 20º- Lopes e D. Muffato, 12; 22º- Kastropil e L. Reis, 11; 24º- P. Muffato, 8; 25º- de Jesus, 7; 26º- Zini, 3.

Campeonato das marcas, a pontuação a uma etapa do fim é esta: 1º- MAN, 418; 2º- Mercedes-Benz, 302; 3º- Scania, 181; 4º- Iveco, 98; 5º- Volvo, 84 e 6º- Ford, 55.

SERVIÇO:
Fórmula Truck
www.formulatruck.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *