Fique atento a perigos na web no Dia dos Namorados

Com a chegada do Dia dos Namorados, muitos consumidores recorrem à Internet para encontrar o presente perfeito. Entretanto, muitos cibercriminosos  se aproveitam da data para arquitetar golpes relacionados ao romantismo, desenvolvidos para enganar e roubar as informações e dinheiro ou fazer com que o consumidor ou internauta clique em links maliciosos.

Os golpes do Dia dos Namorados podem surgir em seu e-mail ou serem direcionados por mensagens de texto ou em mídias sociais. Por isso é melhor desconfiar de qualquer oferta não solicitada que chegar a seus computadores e dispositivos.

Para ajudar a proteger seus dados, aqui vai a lista alguns exemplos de golpes comumente usados no Dia dos Namorados:

- Spam com o tema Dia dos Namorados: os remetentes de spams enviam e-mails com propagandas de relógios, rosas e outros produtos românticos com preços competitivos. Ao clicar nos links, estes direcionam o consumidor a sites maliciosos, que pedem os dados do cartão de crédito e informações pessoais, e o consumidor acaba pagando por um produto que nunca receberá.

- E-cards perigosos: muitos namorados gostam de enviar cartões no Dia dos Namorados. Entretanto, atente para não abrir um e-card de alguém que não conhece. Ao clicar no link de um cartão falso, é possível fazer acidentalmente o download de um vírus em seu dispositivo.

- Golpes de namoro on-line: nesta época do ano, diversas pessoas solteiras procuram alguém especial na Internet. Ao visitar sites de relacionamento ou classificados on-line, lembre-se de que os remetentes de spams geralmente postam perfis falsos a fim de tentar atrair as vítimas para que elas enviem dinheiro, objetos de valor ou informações pessoais. É possível até ser abordado em uma rede social ou por e-mail de alguém que afirma estar à procura de um relacionamento.

- Pesquisas perigosas: antes de conectar-se à Internet para pesquisar o presente perfeito do Dia dos Namorados, tenha em mente que os remetentes de spams estão prontos para direcioná-lo a sites falsos que oferecem produtos abaixo do preço de mercado. Atraído pelos valores baixos, os clientes inserem o número do cartão de crédito e informações pessoais para realizar a compra. O criminoso, no entanto, não terá apenas as informações do cartão de crédito do consumidor desavisado, mas também dados pessoais suficientes para roubar sua identidade.

- Aplicativos mal-intencionados: muitos aplicativos românticos desenvolvidos para o Dia dos Namorados são, na verdade, ameaças disfarçadas que transformarão seu dispositivo em distribuidor de spams e vírus.

Fonte: McAfee
Foto: Divulgação 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face