Especialista alerta para cuidados no Carnaval

“Muitas noites mal dormidas, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas ou energéticos, exposição à temperatura elevada, pouca ingestão de água ou bebidas isotônicas”, esses são apenas alguns dos motivos que o cirurgião cardiovascular  Marcelo Sobral lista como principais causadores de abusos durante o Carnaval.

Cautela, prudência e sensatez são as dicas do especialista para evitar incidentes. “A mistura de álcool e energético, por exemplo, potencializa o risco de arritmias, pois as duas substâncias alteram a sensibilidade do músculo cardíaco. E há casos descritos de pacientes que desenvolveram taquicardias que precisaram ser revertidas nos hospitais. Além de alterar o sono, o humor, trazer problemas de déficit de atenção e até quadro de hipertensão arterial”, elucida.

O cirurgião cardíaco adverte também que em meio às altas temperaturas que marcam o verão brasileiro, a atenção deve ser redobrada em idosos e crianças, pois a desidratação é mais fácil de acontecer nestas duas faixas etárias. “As crianças geralmente não relatam sobre sua sede e continuam brincando e alguns idosos perdem a percepção de sede ao longo dos anos, diminuindo a ingestão de água, comprometendo a saúde do organismo e por extensão o coração”, afirma.

Em casos de emergência Sobral indica procurar um serviço e profissionais especializados, como nos Pronto Socorros. Já para os pacientes cardíacos, aconselha não deixar de seguir as recomendações médicas, de ingerir os medicamentos habituais e, acima de tudo , “ter bom-senso”.

SERVIÇO:
Dr. Marcelo Luiz Peixoto Sobral
Rua Rodrigo Claudio, 404 – Sala 01 – Tel.: 3277-6056

Beneficência Portuguesa de São Paulo
www.bpsp.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face