Endocrinologista dá dicas de hidratação depois do esporte

A necessidade de hidratação durante os exercícios depende de diversos fatores, como o tempo de duração da atividade física, intensidade, temperatura do ambiente, local e modalidade. De acordo com Myrna Campagnoli, endocrinologista do Lavoisier Medicina Diagnóstica, indivíduos que não são atletas e que praticam exercícios leves, com duração de até 45 minutos, podem hidratar-se apenas com água. “Porém, quando a atividade é moderada, a reposição com água de coco é uma opção mais completa já que a bebida contém fibras, vitaminas e sais minerais como cálcio, magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre”, afirma a especialista.

Ela explica que, caso opte pela água de coco, apesar do seu baixo valor calórico, o consumo não deve ultrapassar 150 a 200 ml para cada 20 minutos de atividade física, sempre ingerida aos poucos e intercalada com água. “Isto porque os principais sais minerais encontrados nesta bebida são o sódio e o potássio. Porém, a quantidade de sódio equivale a apenas 6% da necessidade diária. Portanto, o seu consumo moderado é saudável e não representa um risco para a saúde”, revela a Dra. Myrna.

Já para os atletas de alta performance, em provas longas (com duração acima de 3 horas), ainda de acordo com a Dra. Myrna, é indicada a reposição com isotônicos intercalados com água, no volume de 400 ml a 800 ml por hora, dependendo de fatores individuais como sexo, idade e peso. Todavia, é preciso se conscientizar de que estas bebidas podem ter em sua composição corantes, aromatizantes, além de muitas calorias. “Outro ponto importante é que os isotônicos são bebidas que possuem a composição aproximada à do suor, ou seja, mantêm o equilíbrio entre água e sais minerais”, informa a médica.

A endocrinologista lembra ainda que o consumo de água de coco ou isotônico tem como única função a hidratação e reposição das perdas calóricas. Não existe nenhuma correlação com aumento do desempenho físico, ou seja, de fornecer mais energia. “Por isso, o consumo deve ser sempre moderado e compatível com o nível de atividade física e das perdas calóricas”, finaliza.

SERVIÇO:
Lavoisier Medicina Diagnóstica
www.lavoisier.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face