Em homenagem a Fiori Gigliotti, Mooca ganha parque de 21 mil m²

Os 75 mil habitantes da Mooca, um dos mais tradicionais bairros de São Paulo, vão, finalmente, realizar o sonho de ter sua própria área verde. No dia 13, sábado, às 11h, será inaugurado o Parque Sabesp Mooca Radialista Fiori Gigliotti, um espaço público de 21,2 mil m² localizado no coração do bairro, na avenida Paes de Barros, número 2.107, entre as ruas Sebastião Preto e Terenas. Para Fabio Lepique, presidente do Conselho do novo Parque, a inauguração é motivo de felicidade dupla para os mooquenses. “É a realização de um sonho antigo dos moradores do bairro e também uma oportunidade muito feliz de homenagearmos o radialista Fiori Gigliotti, que foi morador de nosso bairro e é reconhecido como uma das vozes mais importantes da história do rádio.”

Espaço
O Parque Sabesp Mooca Radialista Fiori Gigliotti está localizado no maior reservatório da América Latina, conhecida como a Torre da Caixa D’Água, na Avenida Paes de Barros. No local, que ainda está sendo construído, serão expostas peças do acervo do radialista, que foram trazidas de Jaú e estão sendo catalogadas no Clube Atlético Juventus. Segundo o presidente do clube, Rodolfo Cetertick, “verdadeiras relíquias da história das transmissões esportivas por rádio estão sendo catalogadas pela equipe do Juventus para estarem à disposição dos frequentadores do Parque”.

O parque ainda contará com: 206 novas árvores (50 de pequeno porte nas calçadas e 156 dentro do parque); cerca de três mil novos arbustos e trepadeiras; rotas acessíveis; playground; ecoposto para coleta seletiva; programação de atividades para a Terceira Idade; bicicletário; equipamentos e estrutura sustentáveis; variadas atividades esportivas e culturais; espelho d’água; rampa acessível e restauração de instalações erguidas no início do século passado, que passarão a oferecer exposição permanente sobre saneamento (para informação e conscientização da população).

Quem foi Fiori Gigliotti?
Fiori nasceu em Barra Bonita, no dia 27 de setembro de 1928, e faleceu em São Paulo, no dia 8 de junho de 2006. Começou sua carreira em 1947, na Rádio Clube de Lins (SP). Trabalhou também na Rádio Cultura de Araçatuba (SP), Rádio Bandeirantes, Rádio Panamericana (atual Jovem Pan), Rádio Tupi, Rádio Record e Rádio Capital de São Paulo. Só na Bandeirantes, foram quatro décadas de transmissões.

Conhecido por sua paixão pela Mooca, pela Cidade e por esporte, Fiori Gigliotti foi narrador dos momentos mais emocionantes do futebol ao longo de mais de cinco décadas e morou no bairro da zona Leste por 12 anos. Seu apartamento ficava na própria avenida Paes de Barros, próximo à esquina com a rua Jumana, a cinco quadras do parque que agora leva seu nome. Ao longo de sua carreira recebeu cerca de duzentos títulos de cidadão honorário e participou da cobertura de dez Copas do Mundo. Além disso, deixou marcadas expressões famosas, que até hoje permeiam a memória dos amantes do futebol, como: Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo, E o tempo passa…, Tenta passar, mas não passa!, Aguenta coração!, Crepúsculo de jogo, Agora não adianta chorar, É fogo, torcida brasileira, Uma Beleeeeza de gol! e Um beijo no seu coração.

SERVIÇO:
Inauguração do Parque Sabesp Mooca Radialista Fiori Gigliotti
Dia 13, sábado, às 11h
Av. Paes de Barros, 2.107 (entre as ruas Sebastião Preto e Terenas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *