Em Cascavel, líderes da Truck usam restritor pela última vez no ano

O restritor de potência, que atinge diretamente os três primeiros colocados na classificação geral da Fórmula Truck, está com seus dias contados, pelo menos nesta temporada. Leandro Totti, o líder, Paulo Salustiano, o segundo colocado, e Felipe Giaffone, o terceiro, usarão pela última vez no próximo dia 8 de novembro em Cascavel, Oeste do Paraná, onde acontece o Grande Prêmio Bridgestone Bandg, a penúltima prova de 2015.

Desde a segunda corrida do ano, realizada em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, os três primeiros colocados enfrentam o fantasma do restritor, criado para equilibrar mais as disputas. Os líderes na classificação geral participam de treinos e corridas com um anel de ferro, posicionado na entrada de ar do turbo e que reduz a potência dos motores dos caminhões. Todos os outros pilotos utilizam a abertura máxima, de 80 milímetros.

Leandro Totti (Volkswagen Constellation) desembarca em Cascavel como líder do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck. Ele tem 303 pontos e será o que mais vai sentir o uso do anel, pois usa o restritor com a menor entrada de ar: 74 milímetros, e perde algo em torno de 70 cavalos. Paulo Salustiano é o vice-líder (287 pontos na tabela) e utiliza uma entrada de ar com 76mm, o que provoca perda de cerca de 50 HP.

Quem, pelo menos em tese, sentirá menos problemas nos 3.058 metros da veloz e técnica pista paranaense será o terceiro na classificação geral, Felipe Giaffone, que tem 264 pontos, usa o restritor de 78 milímetros e deixa de utilizar aproximadamente 30 cavalos do motor do seu Volkswagen Constellation. Todos os outros pilotos, posicionados do quarto lugar em diante, têm uma entrada de ar de 80 milímetros e utilizam toda a força de mais mil HP dos propulsores.

SERVIÇO:
www.formulatruck.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face