Eleitores voltam às urnas para eleger o novo presidente da república

No dia 26, domingo, das 8h às 17h, os eleitores de todo Brasil precisarão retornar às urnas para escolher, em votação de 2º turno, o novo presidente da república. E em alguns Estados, também haverá votação para governador.

Para a presidência da república, os candidatos são o Aécio Neves (PSDB) e a atual presidente, Dilma Rousseff (PT). Ambos disputam 65 milhões de votos que não conquistaram no primeiro turno. Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no dia 5 de outubro, dos 142 milhões de eleitores brasileiros, 43 milhões votaram em Dilma e 34 milhões em Aécio.

Para realizar sua votação, é obrigatório levar um documento com foto. Na ocasião, também será vedada, até o término da votação, uso de aparelhos de comunicação, a aglomeração de pessoas portando vestuário de partidos políticos, além de broches, bandeiras e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos.

Não votei no primeiro turno, posso votar agora?
Os eleitores que não conseguiram comparecer ao primeiro turno devem realizar sua votação para o segundo turno normalmente, no dia 26, domingo. É importante acrescentar que cada turno é considerado como uma eleição distinta e, portanto, ambos requerem o comparecimento do eleitor ou a justificativa.

A pendência do primeiro turno pode ser resolvida até o próximo dia 4 de dezembro em qualquer cartório eleitoral no Brasil, bastando levar um documento que justifique a ausência, como um atestado médico, por exemplo.

Já para aqueles que farão o voto em trânsito para presidente, só poderão praticá-lo no segundo turno se houverem se cadastrado até o dia 21 de agosto, prazo final para inscrições. É importante lembrar que o eleitor que na data não estiver na cidade na qual se cadastrou deverá se justificar em qualquer seção eleitoral do País.

Não vou conseguir votar
Se você está fora de seu domicílio eleitoral e precisa justificar sua ausência à eleição, lembre-se que cada local de votação conta com um posto de justificativa.

Fonte:
TRE, TSE e Folha de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face