Ecopontos: Solução ecológica para o descarte de entulho

As secretarias de Coordenação das Subprefeituras e de Serviços disponibilizam à população 64 Ecopontos distribuídos em todas as regiões da Cidade, onde a população pode realizar o descarte voluntário e gratuito de entulho gerado por pequenas reformas em residências ou prédios, além de objetos inservíveis volumosos como móveis velhos, fogões, geladeiras, pneus, utensílios sanitários (pias e vasos sanitários) entre outros. Os Ecopontos auxiliam no combate ao descarte irregular de resíduos  que são jogados de maneira irregular em vias, praças, rios e terrenos baldios, e que geram problemas de enchentes, saúde pública e transtornos à população. Além disso, buscam também facilitar e incentivar a reciclagem de materiais como embalagens de garrafas pets, recipientes de produtos de limpeza, PVC, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados, entre outros, com objetivo de manter a ordem e a limpeza das vias.

Cada munícipe pode descartar por dia até 1 m³ (equivalente a uma caixa d’água de mil litros ou 25% de uma caçamba de entulho) de dejetos, como: restos de construção (tijolos,  blocos, telhas, pisos e azulejos); restos de poda de árvores; madeira; móveis velhos e material reciclável. As unidades funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h.

Todo entulho recolhido nos Ecopontos é encaminhado para os aterros de inertes. Os materiais recicláveis como papel, metal e plástico são encaminhados às Centrais de Triagem do Programa de Coleta Seletiva Solidária.

Vale ressaltar que o descarte irregular de lixo e entulho é crime ambiental passível de multa de R$ 14 mil conforme previsto em lei. Caso queira denunciar, a população pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 156.

Confira localização dos Ecopontos da região:
· Astarte – Rua Astarte X Av. Aricanduva
· Sapopemba – Rua Francesco Usper, 550
· São Lucas – Rua Florêncio Sanches, 307 – Próximo ao 70º Distrito Policial
· Anhaia Mello – Rua da Prece, 296 (Altura do nº 2000 da Av. Prof. Luis Ignácio de Anhaia Mello)
· Tatuapé – Av. Salim Farah Maluf, 179
· Belém – Baixos do Viaduto Guadalajara entre a Rua Artur Mota e Rua Herval
· Pari – Av. Carlos de Campos x Pres. Castelo Branco
· Mooca – Av. Pires do Rio x Rua Bresser (Baixos do Viaduto Bresser)
· Brás – Rua Palmorino Mônaco x Rua da Mooca (Baixos do Viad. Prof. Alberto Mesquita de Carvalho)
· Bresser – Pça. Giuseppe Cesari, 54 (Baixos do Viad. Bresser)
· Penha I – Rua Dr. Heládio, 104
· Tiquatira – Rua Amorim Diniz x Av. Gov. Carvalho Pinto s/nº
· Vila Matilde – Rua Mateus de Siqueira defronte à Praça Leonildes Ramos Saiago
· Cangaíba – Rua Dr. Luciano Nogueira x Frei Ricardo Pilar
· Franquinho – Rua Carlos Maria Stemberg x Av. Calim Eid

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face