Dicas para receber os amigos em casa

Receber os amigos em casa está em alta. Afinal, quem não gosta de um petit comitê formado pelas pessoas mais queridas? Para dar um tom descontraído aos encontros é cada vez mais comum dividir também o momento de cozinhar para os convidados, transformando reuniões informais em encontros gastronômicos, sempre regados a muitas risadas e, por vezes, invencionices culinárias. Confira algumas dicas!

Cardápio
Para aqueles que estão começando ou para quem quer variar no cardápio, o chef Henrique Silva Campos apresenta algumas opções de pratos para receber os amigos. “Para começar o ideal é servir alguns petiscos enquanto o prato não fica pronto. Uma tábua de frios bem montada, mix de nuts e frutas secas não dão muito trabalho e agradam o paladar de todos”, orienta.

Como entrada, o chef dá algumas sugestões fáceis de preparar como, por exemplo, damascos com queijo brie e tomate seco. “A dica é simples e pode ser preparada antes de os convidados chegarem. Deixe o damasco cortado ao meio submerso em vinho branco por 12h. Após esse período, retire o damasco, coloque uma fatia de queijo brie em cima e um pedacinho de tomate seco”. Outra dica é preparar um caldo de palmito ou ervilha. “Os caldos podem ser preparados um dia antes e não perdem o sabor”, acrescenta Campos.

Para o prato principal, a sugestão é o risoto de queijo com filé mignon ao molho de vinho: “O filé mignon é o corte mais macio da carne bovina e quase não contém gordura, ideal para refeições menos calóricas. Além disso, é uma carne fácil de cozinhar”, afirma Campos.

Segundo Campos, para não errar na quantidade de comidas e bebidas, vale calcular com antecedência. “Para a carne, devemos calcular 200g por pessoa. O arroz deve ser calculado com 50g por pessoa, ainda cru. Já para o vinho, considera-se uma garrafa a cada duas pessoas e o refrigerante, 1 garrafa grande para cada 5 pessoas”.

Harmonização
Para esse jantar, o ideal é servir um vinho tinto leve, como por exemplo, o Pinot Noir.

Trilha sonora
Para compor a trilha sonora do jantar vale pensar em músicas mais calmas, que não atrapalhem a conversa. Vale fazer uma seleção eclética de músicas passando pelas nacionais e internacionais.

Decoração
Para montar a mesa, uma boa sugestão é utilizar passadeiras de linho, simples e bonitas. Não é necessário marcar os lugares para que os convidados sintam-se à vontade. Abuse das cores e estampas das peças para dar um charme. A mesa pode ser enfeitada com vasos de flores baixas e coloridas alegrando o ambiente. Veja algumas receitas do chef Henrique Silva Campos.

Filé mignon ao molho de vinho

Rendimento: serve 6 pessoas

Ingredientes:
- 1 kg de filé mignon cortado em bifes grossos
- ½ colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de salsa picada
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de óleo
- ½ xícara de champignons fatiados
- ½ xícara de vinho branco seco
- ½ xícara de água
- 1 xícara de caldo de carne
- 1 cebola picada

Modo de preparo:
Aqueça uma frigideira, derreta a manteiga e o óleo e frite os filés. Acrescente a cebola, o caldo de carne, o vinho branco e a farinha de trigo dissolvida em meia xícara de água. Mexa bem, adicione os champignons e a salsa e deixe ferver por 5 minutos.

Risoto de Queijo

Ingredientes:
- ½ cebola picada
- Azeite
- ½ pacote de arroz arbóreo
- 1 fatia de Blue Cheese (150g)
- 200g de Grana Padano ralado
- 1 taça de vinho branco comum
- 30g de manteiga sem sal
- 2 tabletes de caldo de legumes
- 2 litros de água

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque a água e os tabletes de caldo de legumes e leve para ferver. Em outra panela, refogue a cebola com bastante azeite, adicione o arroz e mexa. Em seguida, adicione o vinho e continue mexendo até que toda a água seque. Adicione a água com o caldo de legumes aos poucos, conforme seca o caldo, até que o arroz chegue ao cozimento. Adicione os queijos e mexa bem. Em seguida, adicione a manteiga.

SERVIÇO:
CampCarne
www.campcarne.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

  face